Financiamento imobiliário: Alto interesse na compra, mas grandes preocupações financeiras
De acordo com um relatório do www.faz.net, não faz muito tempo o ambiente para comprar seu próprio apartamento ou casa parecia quase perfeito - exceto os preços dos imóveis e as condições de vida pessoal, que aumentaram significativamente devido a anos de baixas taxas de juros. Mas as taxas de juro mais elevadas para empréstimos imobiliários, juntamente com a inflação que já caiu ligeiramente e os elevados custos da energia, estão a causar grande preocupação a muitas pessoas. Para ainda poder realizar o sonho de ter as suas próprias quatro paredes, mais de 90 por cento dos inquiridos limitariam o consumo privado. 75 por cento prefeririam utilizar mais capital próprio para que o montante do empréstimo permanecesse mais baixo. Em volta …

Financiamento imobiliário: Alto interesse na compra, mas grandes preocupações financeiras
De acordo com um relatório de www.faz.net,
Não faz muito tempo, o ambiente para comprar seu próprio apartamento ou casa parecia quase perfeito - exceto pelos preços dos imóveis que aumentaram significativamente em alguns casos devido a anos de baixas taxas de juros e condições de vida pessoal. Mas as taxas de juro mais elevadas para empréstimos imobiliários, juntamente com a inflação que já caiu ligeiramente e os elevados custos da energia, estão a causar grande preocupação a muitas pessoas.
Para ainda poder realizar o sonho de ter as suas próprias quatro paredes, mais de 90 por cento dos inquiridos limitariam o consumo privado. 75 por cento prefeririam utilizar mais capital próprio para que o montante do empréstimo permanecesse mais baixo. Cerca de dois terços afirmam que não é possível financiar imóveis sem herança ou doação.
60% dos entrevistados abririam mão de roupas e sapatos caros, e o mesmo número abriria mão de comprar um carro caro. Cerca de metade de todos os inquiridos vê potencial para poupanças ao evitar mobiliário caro, produtos de beleza e bem-estar, bem como atividades ou visitas a restaurantes.
As condições gerais no setor imobiliário mudaram significativamente nos últimos dois anos, afirma Rebecca Scheidler, Diretora Geral da Engel & Völkers Finance Germany GmbH. As taxas de juros dos empréstimos imobiliários quadruplicaram. Os custos das propriedades existentes permanecem a um nível bastante elevado e as novas construções estão paralisadas em muitos locais. Além dos preços dos imóveis e dos juros de construção, os elevados custos adicionais de aquisição, como o imposto de transmissão de imóveis e os longos processos de aprovação, também causam relutância em financiar imóveis.
Prevê-se que a procura de bens imobiliários na Alemanha possa diminuir devido ao aumento dos preços imobiliários, às taxas de juro mais elevadas e à incerteza económica geral. Isto poderá levar a um excesso de oferta e, em última análise, a uma queda dos preços no mercado imobiliário. As empresas do setor imobiliário podem precisar de se preparar para vendas mais baixas e desenvolver estratégias alternativas para responder às mudanças nas condições do mercado.
Leia o artigo fonte em www.faz.net