Crise imobiliária na Baviera: os preços estão a cair, a pressão sobre o mercado de arrendamento está a aumentar
De acordo com um relatório de www.br.de, os preços dos imóveis residenciais nas cidades do sul da Baviera caíram entre a primavera e o outono de 2023. As avaliações da associação imobiliária IVD Süd mostram que os preços em Munique caíram até 8 por cento, em Augsburg em média cerca de 6 por cento e em Rosenheim em bons 7 por cento. Poucos potenciais compradores, a pressão sobre o mercado de arrendamento está a aumentar De acordo com o IVD Süd, a procura global de apartamentos e casas permanece comparativamente baixa, principalmente devido ao forte aumento das taxas de juro hipotecárias. Muitos potenciais compradores tendem a preferir alugar, o que aumenta ainda mais a pressão sobre o mercado de arrendamento. O nível de preços de aluguel em Munique, Augsburg, Ingolstadt...

Crise imobiliária na Baviera: os preços estão a cair, a pressão sobre o mercado de arrendamento está a aumentar
De acordo com um relatório de www.br.de, os preços dos imóveis residenciais nas cidades do sul da Baviera caíram entre a primavera e o outono de 2023. As avaliações da associação imobiliária IVD Süd mostram que os preços em Munique caíram até 8 por cento, em Augsburgo uma média de cerca de 6 por cento e em Rosenheim uns bons 7 por cento.
Poucos potenciais compradores, a pressão no mercado de arrendamento está a aumentar
De acordo com o IVD Süd, a procura global de apartamentos e casas permanece comparativamente baixa, principalmente devido ao forte aumento das taxas de juro hipotecárias. Muitos potenciais compradores tendem a preferir alugar, o que aumenta ainda mais a pressão sobre o mercado de arrendamento. O nível de preços dos aluguéis em Munique, Augsburg, Ingolstadt e Rosenheim está aumentando significativamente.
A crise também está se arraigando em cidades atraentes
A crise imobiliária aprofundou-se não só em Munique, mas também em cidades atraentes como Augsburgo, Ingolstadt e Rosenheim. Vender propriedades para venda é difícil porque há significativamente mais propriedades em oferta e os prazos de venda são quase o dobro dos anteriores à crise.
Promotores imobiliários solventes preferem alugar em vez de vender
O mercado está mais lento do que antes e as expectativas de preços dos compradores e vendedores ainda não correspondem adequadamente. Muitos proprietários ainda pedem preços muito altos, o que pode levar a preços mais baixos nas negociações. Os promotores imobiliários estão cada vez mais optando por manter e alugar as propriedades que construíram, em vez de vendê-las com desconto.
Menos projetos de construção
As cidades examinadas registam uma diminuição do número de projectos de construção e alguns projectos que já foram aprovados estão a ser interrompidos devido às más condições económicas.
Estes desenvolvimentos poderão ter efeitos a longo prazo no mercado imobiliário no sul da Baviera, particularmente em termos de níveis de preços, procura e oferta de imóveis residenciais. As mudanças também poderão afetar o mercado de arrendamento e a atividade de construção na região. Os especialistas imobiliários devem continuar a acompanhar de perto a evolução do mercado, a fim de fazer previsões bem fundamentadas para o futuro.
Leia o artigo fonte em www.br.de