Crise imobiliária: O que acontecerá com o projeto de construção do Grupo Adler na Wilhelmstrasse?
O presente artigo relata o projeto de construção do Grupo Adler na Wilhelmstrasse em Berlin-Mitte, que está inativo há três anos. O poço de construção, onde antes existiam edifícios pré-fabricados, pretendia dar lugar a 160 apartamentos de luxo com lugares de estacionamento subterrâneos, mas está encerrado desde 2018. Há pouco movimento no local, exceto o súbito aparecimento de uma escavadora no local em meados de outubro. O prazo original de construção já expirou há muito tempo e pouco progresso pode ser visto em outros projetos de construção, como o canteiro de obras da rotatória em Steglitz. De acordo com um relatório de www.rbb24.de, também há problemas com outro projeto Berlin Consus, o Staytion – Forum Pankow. As ações…

Crise imobiliária: O que acontecerá com o projeto de construção do Grupo Adler na Wilhelmstrasse?
O presente artigo relata o projeto de construção do Grupo Adler na Wilhelmstrasse em Berlin-Mitte, que está inativo há três anos. O poço de construção, onde antes existiam edifícios pré-fabricados, pretendia dar lugar a 160 apartamentos de luxo com lugares de estacionamento subterrâneos, mas está encerrado desde 2018. Há pouco movimento no local, exceto o súbito aparecimento de uma escavadora no local em meados de outubro. O prazo original de construção já expirou há muito tempo e pouco progresso pode ser visto em outros projetos de construção, como o canteiro de obras da rotatória em Steglitz.
De acordo com um relatório de www.rbb24.de, também há problemas com outro projeto Berlin Consus, o Staytion – Forum Pankow. As ações foram vendidas ao sócio Kondor Wessels e a construção de mais de 200 apartamentos está prevista para começar no próximo ano. Mas a venda de condomínios está a revelar-se difícil e o planeamento de edifícios em Berlim está estagnado.
Especula-se também a retomada das obras para não comprometer o alvará de construção. Além disso, o estado de Berlim poderia aproveitar a oportunidade para recomprar a propriedade na Wilhelmstrasse para construir habitação social. No entanto, o Departamento de Desenvolvimento Urbano do Senado atualmente não vê isso como um problema.
Globalmente, estes desenvolvimentos apontam para uma crise no mercado imobiliário de Berlim, causada por uma variedade de factores, tais como a falta de investidores, atrasos nos projectos de construção e queda na procura de condomínios. Isto poderá ter efeitos a longo prazo no mercado imobiliário e na indústria da construção em Berlim.
Leia o artigo fonte em www.rbb24.de