Mercado imobiliário 2023: instituições Pfandbrief lucrativas apesar dos desafios
Os bancos Pfandbrief continuam rentáveis e resilientes apesar dos desafios do mercado. Saiba mais sobre a resiliência dos institutos vdp em tempos difíceis.

Mercado imobiliário 2023: instituições Pfandbrief lucrativas apesar dos desafios
Os bancos Pfandbrief, que estão unidos na Associação dos Bancos Pfandbrief Alemães (vdp), provaram a sua resiliência às crises no exercício financeiro de 2023. Apesar da queda dos preços imobiliários e da redução das atividades de financiamento, as instituições membros permaneceram rentáveis e resilientes. O difícil ambiente de mercado, caracterizado pelo aumento dos custos de construção, pela inflação e pelo aumento das taxas de juro, apresentou enormes desafios à indústria. No entanto, os bancos Pfandbrief conseguiram manter a sua estabilidade graças a disposições de risco adequadas e a estruturas de risco conservadoras.
Foi dada especial atenção ao sector imobiliário comercial alemão, que foi mais afectado pela recessão do mercado do que o sector imobiliário residencial. Gero Bergmann, presidente do vdp, enfatizou a resiliência do mercado imobiliário de escritórios alemão e destacou que é crucial ter em conta as diferenças entre os mercados europeu e norte-americano. Apesar dos desafios, observou-se uma evolução positiva no refinanciamento dos bancos Pfandbrief em 2023, o que se deve à confiança dos investidores no Pfandbrief e à sua segurança jurídica.
As quedas nos negócios de financiamento imobiliário em 2023 foram significativas, com redução do volume de compromissos de crédito imobiliário nos setores imobiliário comercial e residencial. Os negócios com empréstimos imobiliários residenciais, em particular, diminuíram. No entanto, os bancos Pfandbrief esperam um aumento nas transações e no financiamento em 2024. O saldo pendente do Pfandbrief aumentou para mais de 400 mil milhões de euros pela primeira vez desde 2014, indicando uma procura contínua de Pfandbriefe.
Os bancos Pfandbrief também enfrentam desafios relacionados com a regulamentação bancária. Jens Tolckmitt, diretor executivo do vdp, enfatizou a necessidade de uma moratória regulatória e de uma revisão das medidas existentes. O equilíbrio entre regulamentação sensata e excessiva tem sido cada vez mais perdido, o que está a inibir a concessão de empréstimos e a empurrar a banca tradicional para áreas menos regulamentadas. É necessário repensar e rever os regulamentos, a fim de facilitar o financiamento da economia real e apoiar a realização dos objetivos políticos.