Mercado imobiliário: Perda de quase um trilhão de euros na Alemanha
Bilhões em perdas no mercado imobiliário alemão: o que isso significa para os proprietários e como a situação está evoluindo. Especialistas alertam para o aumento das taxas de juros e a queda dos valores imobiliários.

Mercado imobiliário: Perda de quase um trilhão de euros na Alemanha
O mercado imobiliário alemão está atualmente afetado por perdas significativas, no valor de quase um bilião de euros. Os proprietários, em particular, sentem claramente estes efeitos. Em 2023, os preços dos imóveis caíram 8,4%, o que levou a uma perturbação massiva na indústria. Inúmeras empresas imobiliárias faliram e centenas de falências já foram registadas.
Os números oficiais dos activos imobiliários dos investidores privados alemães, de 10,2 biliões de euros, caíram 479 mil milhões de euros nos últimos 12 meses até ao final de Setembro. Segundo relatórios da Barkow Consulting, a perda real é ainda maior porque a taxa de inflação não foi levada em consideração. Tendo em conta uma taxa de inflação de 4,5 por cento, a perda real de riqueza ascende a 944 mil milhões de euros, quase o dobro do montante mencionado anteriormente.
Estas perdas massivas fazem com que as taxas de juro subam enquanto as propriedades perdem valor. Os proprietários sentem os efeitos, principalmente na hora de finalizar o financiamento imobiliário. Embora as flutuações do mercado sejam normais e normalmente tenham pouco impacto, correcções significativas de preços no mercado imobiliário residencial podem resultar na correcção dos rácios entre o valor do empréstimo e os credores.
Os desafios do mercado imobiliário também são perceptíveis entre os proprietários que desejam vender seus imóveis. É comum ter problemas para encontrar interessados. O momento em que um imóvel é colocado à venda é crucial. Embora 2024 comece com uma ligeira recuperação do mercado, ainda não está claro quando os preços dos imóveis irão recuperar e o mercado irá estabilizar novamente.