Mercado imobiliário em Hesse: O sonho de ter casa própria vira pesadelo!
Aumento da demanda por imóveis em Hesse, apesar dos preços elevados e das taxas de juros de construção. Os especialistas recomendam um planejamento financeiro sólido.
Mercado imobiliário em Hesse: O sonho de ter casa própria vira pesadelo!
O panorama imobiliário em Hesse mostra uma procura contínua e elevada de imóveis residenciais, embora o mercado seja caracterizado por preços elevados e taxas de juro de construção. Uma pesquisa recente mostrou que quase um terço da população de Hesse planeia comprar uma propriedade num futuro próximo. De acordo com um relatório de fr.de O Commerzbank está a registar um aumento notável na procura de ofertas de financiamento. No entanto, a aquisição de imóveis é dificultada pela forte subida dos preços e das taxas de juro.
Apesar da descida dos preços em 2022 e 2023, os custos dos condomínios em Frankfurt e Hesse permanecem globalmente elevados. Os novos edifícios em Hesse custam actualmente em média cerca de 6.000 euros por metro quadrado, o que corresponde a um preço que quase duplicou nos últimos dez anos. Em Frankfurt o preço é ainda mais elevado. Além disso, a taxa de juro efectiva para empréstimos à habitação privada é de quase quatro por cento. A maioria de 77 por cento dos inquiridos considera que os preços dos imóveis estão sobrevalorizados, enquanto apenas 17 por cento consideram os custos de financiamento da construção razoáveis.
Desenvolvimento do mercado e perspectivas futuras
Os analistas preveem um ligeiro relaxamento no mercado imobiliário, mas mantém-se a incerteza sobre a viabilidade futura do financiamento imobiliário. Como as taxas de juros de construção deverão continuar elevadas, o momento para comprar uma casa não parece o ideal neste momento, mas segundo especialistas não é impossível. O Commerzbank recomenda, portanto, procurar aconselhamento de especialistas para examinar opções adequadas para construção e financiamento de acompanhamento.
Além disso, deve-se notar que o tema da sustentabilidade tornou-se menos importante. Apenas 45 por cento dos inquiridos atribuem importância à eficiência energética, em comparação com 60 por cento em 2022. Mostra também que apenas 21 por cento prestam atenção aos materiais de construção ecológicos. Questões orçamentais e uma situação jurídica confusa podem ser razões para esta diminuição do interesse. Apesar destes desafios, a procura de financiamento continua forte, uma vez que muitos especialistas não esperam quaisquer correcções significativas nos preços dos imóveis.
Globalmente, o mercado imobiliário em Hesse continua a ser caracterizado por desafios, mas a procura contínua e a vontade de financiar mostram que muitas pessoas mantêm o sonho de possuir a sua própria casa. Commerzbank afirma que é aconselhável planear com margem para financiamento futuro da construção, a fim de fazer justiça às condições de mercado.