Os preços do imobiliário estão a explodir: Beneficie já das novas taxas de juro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A evolução actual dos preços imobiliários na Alemanha: aumento dos preços, financiamento de construção barato e análises de mercado.

Os preços do imobiliário estão a explodir: Beneficie já das novas taxas de juro!

Os preços imobiliários na Alemanha apresentam uma tendência ascendente. No primeiro trimestre de 2023, os preços dos imóveis residenciais aumentaram 3,8% face ao ano anterior. Este aumento marca um ponto de viragem, uma vez que os preços tinham diminuído recentemente, desde o quarto trimestre de 2022. Agora, o custo da habitação aumentou novamente, como Mundo relatado.

Em particular, nas sete maiores cidades da Alemanha, os preços dos apartamentos aumentaram 3,8%. Nas grandes cidades, os preços chegaram a subir 6,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Os condados rurais mais densamente povoados também registaram um aumento de 4,1%, enquanto as zonas rurais menos densas viram os preços subir 2,5%.

Desenvolvimento de residências unifamiliares e bifamiliares

As casas unifamiliares e bifamiliares tornaram-se 3,4% mais caras nas cidades independentes fora das grandes metrópoles. Isto ilustra a pressão contínua sobre o mercado imobiliário, apesar da incerteza económica geral.

Relaxamento no mercado de taxas de juros

Por outro lado, o mercado de taxas de juro apresenta uma melhoria agradável. O Banco Central Europeu (BCE) tem vindo a reduzir as taxas de juro diretoras desde junho de 2024, depois de terem sido atingidos picos de 4% para as taxas de juro de depósitos e de 4,5% para a taxa principal de refinanciamento no verão de 2023. A taxa principal de refinanciamento é atualmente de 2,15%. Isto permite o financiamento de edifícios com uma taxa de juro fixa a dez anos entre 3,3 e 3,5%, estando disponíveis ofertas inferiores a 3% com as melhores classificações de crédito. Os mutuários podem, portanto, usufruir de poupanças significativas: durante um período de dez anos, podem poupar dezenas de milhares de euros em comparação com o ano anterior.

Além disso, pode fazer sentido investir os fundos excedentários em reembolsos especiais, uma vez que estes podem ser mais eficazes do que as actuais taxas de juro diárias de 2-2,5% antes de impostos. Para reservas de emergência, é aconselhável deixá-las em contas correntes para garantir liquidez no curto prazo.

À medida que os preços dos imóveis continuam a duplicar, resta saber como esta combinação de aumento dos preços e queda das taxas de juro terá impacto no mercado imobiliário e no crédito hipotecário a longo prazo. Mais informações sobre este tema e a evolução actual dos preços da construção podem ser encontradas em Destatis.