Aumentos das taxas de juro relacionados com a inflação – Comprar imóveis ainda é atrativo?
Quão difícil ou fácil é comprar um imóvel? Cinco anos atrás, havia muito a ser dito sobre uma compra. As taxas de juro eram inferiores a um por cento, enquanto os preços das casas e apartamentos ainda não tinham subido tanto como em 2021 e 2022. Por outro lado, havia muito o que falar contra uma compra a partir do Verão de 2022 porque a elevada inflação após o ataque da Rússia à Ucrânia dificultou enormemente o financiamento. “Taxas de juro elevadas, aliadas a preços ainda elevados e a uma economia fraca, reduziram significativamente a procura”, afirma Roger Bendler, da empresa de corretagem Van der Meulen, de Essen, “está a emergir uma recuperação lenta...

Aumentos das taxas de juro relacionados com a inflação – Comprar imóveis ainda é atrativo?
Quão difícil ou fácil é comprar um imóvel? Cinco anos atrás, havia muito a ser dito sobre uma compra. As taxas de juro eram inferiores a um por cento, enquanto os preços das casas e apartamentos ainda não tinham subido tanto como em 2021 e 2022. Por outro lado, havia muito o que falar contra uma compra a partir do Verão de 2022 porque a elevada inflação após o ataque da Rússia à Ucrânia dificultou enormemente o financiamento. “Taxas de juro elevadas, aliadas a preços ainda elevados e a uma economia fraca, atenuaram significativamente a procura”, afirma Roger Bendler, da empresa de corretagem Van der Meulen, de Essen, “mas uma recuperação lenta está agora a tornar-se aparente”.
De acordo com um relatório de rp-online.de,
A evolução actual no mercado imobiliário mostra uma recuperação lenta. Há cinco anos, havia muito a ser dito sobre a compra de um imóvel devido às baixas taxas de juros e aos preços comparativamente moderados. Em 2021 e 2022, os preços dos imóveis subiram significativamente. No entanto, há muito a dizer contra as compras a partir do verão de 2022 devido à elevada inflação após o ataque da Rússia à Ucrânia, que dificultou enormemente o financiamento. Isto levou a uma redução significativa da procura no mercado imobiliário.
Os efeitos destes desenvolvimentos podem ser diversos. Devido à dificuldade de financiamento devido às altas taxas de juros e ao aumento dos preços, a procura por imóveis poderá continuar a diminuir. Isto significaria que o mercado poderia acalmar um pouco e os preços poderiam estabilizar ou mesmo cair ligeiramente. Isto poderia significar condições mais favoráveis para potenciais compradores. Por outro lado, os investidores poderão agir de forma mais cautelosa devido à economia mais fraca e à situação económica incerta, o que poderá levar a um declínio nos investimentos no imobiliário.
Globalmente, existem sinais de uma mudança no mercado imobiliário que poderá potencialmente levar a um ajustamento nos preços e no comportamento do investimento. Isto deve ser acompanhado de perto por especialistas de mercado e potenciais compradores e investidores para tomarem as melhores decisões.
Leia o artigo fonte em rp-online.de