Choque de insolvência em Wiesbaden: D.I.I. Os fundos imobiliários estão no limite!
Insolvência de d.i.i. Deutsche Invest Immobilien AG: Impacto nos investidores e opções legais de ação examinadas.
Choque de insolvência em Wiesbaden: D.I.I. Os fundos imobiliários estão no limite!
Em 22 de maio de 2025, a situação dos investidores d.i.i torna-se evidente. A Deutsche Invest Immobilien AG e os seus fundos são críticos. O grupo imobiliário entrou com pedido de insolvência em outubro de 2024, o que foi oficialmente reportado ao Tribunal Distrital de Wiesbaden em 28 de março de 2024. Apesar destes desenvolvimentos negativos, as operações comerciais das empresas afetadas continuarão e todos os ativos geridos continuarão sob gestão. No entanto, os investidores enfrentam uma perda significativa ou mesmo total do seu capital.
O d.i.i. O grupo lançou fundos fechados para investidores privados (FIA público) desde 2020 e gere imóveis residenciais no valor de quatro mil milhões de euros em mais de 50 locais na Alemanha. Neste contexto, foram apresentados pedidos de insolvência específicos, por exemplo para o Fonds d.i.i. 14, posado. Contudo, o impacto exacto destas falências noutros fundos permanece pouco claro. Os investidores nos AIF públicos Wohnimmobilien Deutschland 1 e 2 devem esperar a perda dos seus investimentos.
Situação jurídica e opções para investidores
Os investidores afetados por esta situação têm várias opções para minimizar as suas perdas ou procurar o reembolso. A cessação ordenada dos investimentos em fundos pode muitas vezes ser complexa e financeiramente desvantajosa. Existe ainda a possibilidade de verificação de direitos de rescisão especiais ou extraordinários. A venda de investimentos em plataformas de negociação é muitas vezes incerta e pode ser um processo demorado.
A reversão do investimento é geralmente possível, especialmente se os pedidos de indemnização puderem ser reivindicados devido a erros no aconselhamento ou informações incorretas no prospecto. Isto também se aplica à responsabilidade dos sócios comanditários, que pode permanecer em vigor por até cinco anos após o término do investimento. Os investidores podem receber apoio com a ajuda do escritório de advocacia KSR, que tem mais de 20 anos de experiência em direito bancário e de mercado de capitais e aconselha investidores lesados em toda a Alemanha.
Processo de insolvência em detalhe
Além das empresas já mencionadas, foram instaurados processos de insolvência da d.i.i. Facility Services GmbH, a d.i.i. Property Management GmbH e d.i.i. Homes Berlin GmbH, d.i.i. Homes Rhein-Main GmbH e d.i.i. É inaugurada a Homes Rheinland GmbH. Enquanto o d.i.i. Homes Hamburg GmbH entrou com pedido de falência em 28 de maio de 2024, d.i.i. A Investment GmbH apresentou uma candidatura em 18 de abril de 2024, cujo procedimento foi aberto em 31 de maio de 2024.
O d.i.i. A Investment GmbH gere 16 FIA com um volume total de cerca de 621 milhões de euros. Além disso, foram iniciados processos preliminares de insolvência para o Fonds d.i.i. em 9 de outubro de 2024. Residencial Real Estate Germany 2 foi inaugurado, enquanto o Fonds d.i.i. Residencial Real Estate Germany 1 enfrenta uma liquidação silenciosa. Um pedido posterior de insolvência não pode ser descartado.
Os investidores em investimentos em fundos fechados muitas vezes não estão suficientemente informados sobre os riscos, o que pode levar a um grande número de pedidos de indemnização contra consultores de investimento, intermediários e bancos. Em particular, os erros nos prospetos de venda podem ter consequências jurídicas que afetam as reclamações contra os administradores, os iniciadores ou os responsáveis pelo prospeto.
No geral, a situação mostra que o d.i.i. A Deutsche Invest Immobilien AG e os seus fundos encontram-se numa situação financeira difícil. Os investidores devem considerar cuidadosamente as suas opções e considerar ações legais para melhor proteger o seu capital investido. Mais informações sobre o tema estão disponíveis anwalt.de e akh-h.de disponível.