Investindo em ETFs: As melhores opções para retornos de longo prazo
De acordo com um relatório de www.handelsblatt.com, existe atualmente uma grande procura de imóveis na Alemanha. O mercado é muito disputado, especialmente em metrópoles como Berlim, Hamburgo e Munique. Uma razão para o aumento da procura é a política de taxas de juro baixas do Banco Central Europeu, que torna mais barato pedir dinheiro emprestado. Mas apesar da grande procura, também há sinais de aumento dos preços. Especialistas alertam para uma possível bolha imobiliária, já que os preços subiram acentuadamente nos últimos anos. Os preços duplicaram em alguns casos, especialmente nas grandes cidades. Existe também o risco de superaquecimento do mercado à medida que mais e mais investidores...

Investindo em ETFs: As melhores opções para retornos de longo prazo
De acordo com um relatório de www.handelsblatt.com, existe atualmente uma grande procura de imóveis na Alemanha. O mercado é muito disputado, especialmente em metrópoles como Berlim, Hamburgo e Munique. Uma razão para o aumento da procura é a política de taxas de juro baixas do Banco Central Europeu, que torna mais barato pedir dinheiro emprestado.
Mas apesar da grande procura, também há sinais de aumento dos preços. Especialistas alertam para uma possível bolha imobiliária, já que os preços subiram acentuadamente nos últimos anos. Os preços duplicaram em alguns casos, especialmente nas grandes cidades. Existe também o risco de sobreaquecimento do mercado à medida que cada vez mais investidores entram no mercado imobiliário.
Outro fator que afeta o mercado imobiliário é a pandemia corona. A incerteza inicialmente atenuou a procura por bens imobiliários. Muitas pessoas estavam relutantes em fazer grandes investimentos e esperavam por tempos melhores. Mas o mercado já recuperou e a procura está a aumentar novamente.
Os efeitos destes desenvolvimentos no mercado imobiliário são diversos. Por um lado, o aumento dos preços dificulta o financiamento imobiliário por parte dos particulares. Isso torna o sonho de possuir uma casa inacessível para muitos. Por outro lado, aqueles que já possuem propriedades beneficiam do aumento dos preços e podem vender as suas propriedades com lucro.
Além disso, o aumento da procura levou a uma escassez de oferta. É difícil encontrar um imóvel, principalmente em áreas metropolitanas. O resultado são rendas mais altas à medida que os proprietários ajustam os seus preços ao aumento da procura.
Em suma, o mercado imobiliário alemão encontra-se actualmente numa situação interessante. As baixas taxas de juro e o aumento da procura garantem uma elevada dinâmica e subida dos preços. Resta saber se esta tendência irá continuar ou se o mercado irá corrigir.
Fonte: De acordo com um relatório de www.handelsblatt.com
Leia o artigo fonte em www.handelsblatt.com