Agora é um bom momento para vender uma casa? Um especialista financeiro fornece informações.
De acordo com um relatório de www.swr.de, pode não ser o melhor momento para vender uma casa neste momento. Segundo Christoph Mautes, especialista no mercado imobiliário, os preços dos imóveis usados caíram acentuadamente nos últimos cinco anos. A Associação Imobiliária Alemã não espera uma recuperação significativa do mercado num futuro próximo, pelo menos não durante um bom ano e apenas se as taxas de juro caírem novamente. Além disso, é provável que as ofertas de habitações unifamiliares aumentem enquanto a procura estagna ou mesmo diminui. Isto poderá levar a uma maior pressão sobre os preços, embora tenham caído, mas ainda estejam em níveis elevados...

Agora é um bom momento para vender uma casa? Um especialista financeiro fornece informações.
De acordo com um relatório de www.swr.de, pode não ser o melhor momento para vender uma casa agora. Segundo Christoph Mautes, especialista no mercado imobiliário, os preços dos imóveis usados caíram acentuadamente nos últimos cinco anos. A Associação Imobiliária Alemã não espera uma recuperação significativa do mercado num futuro próximo, pelo menos não durante um bom ano e apenas se as taxas de juro caírem novamente. Além disso, é provável que as ofertas de habitações unifamiliares aumentem enquanto a procura estagna ou mesmo diminui. Isto poderá levar a uma maior pressão sobre os preços, embora estes tenham caído, mas ainda se encontrem em níveis elevados.
Segundo Mautes, localização, localização e localização são o fator mais importante no preço de um imóvel. As diferenças de preços são grandes, especialmente entre cidades caras como Mainz e áreas mais baratas como Pirmasens, Zell an der Mosel ou Idar-Oberstein. No entanto, existem actualmente incertezas e taxas de juro comparativamente elevadas que não mudarão rapidamente. Isto poderia dissuadir potenciais compradores, uma vez que o financiamento de habitações unifamiliares através de empréstimos envolve actualmente custos de juros significativamente mais elevados do que há alguns anos. Além disso, muitas propriedades existentes estão muito distantes dos padrões energéticos atuais, o que implica potenciais custos adicionais para renovações que permitam poupar energia.
Globalmente, o estado actual do mercado imobiliário poderá fazer com que os vendedores continuem a enfrentar preços mais estagnados ou mesmo em queda, enquanto os potenciais compradores enfrentam incerteza e custos mais elevados. Isto poderá levar a uma queda prolongada no mercado imobiliário usado até que o mercado recupere significativamente.
Leia o artigo fonte em www.swr.de