Cerejas na Francônia: Seca ameaça colheita e preços!
Os produtores de cereja da Francónia sofrerão com a seca em 2025, recomendações para uma irrigação eficiente para uma colheita ideal.
Cerejas na Francônia: Seca ameaça colheita e preços!
A seca colocou muita pressão sobre os produtores de cereja da Francônia este ano. Semanas de falta de chuvas garantiram que as cerejas permanecessem menores e, consequentemente, preços mais baixos foram alcançados nas lojas. Jonas Maußner, chefe do Centro de Informação sobre Frutas da Francônia Suíça, enfatiza que as árvores jovens precisam urgentemente de chuva para evitar a morte. Especialmente agora que as cerejas estão claramente visíveis, é necessária água para crescer até meados de junho.
Sem chuvas suficientes, existe o risco de queda dos frutos, o que põe ainda mais em risco a cultura, que já está vulnerável às intempéries. A quantidade colhida de cerejas varia muito. No entanto, os danos provocados pela geada e a infestação de pragas não têm sido um problema até agora este ano.
Irrigação como chave para o sucesso
A situação actual deixa claro que a irrigação está a tornar-se cada vez mais importante. Sistemas de irrigação eficientes, como mangueiras de gotejamento, são recomendados para minimizar a evaporação. Maußner também enfatiza a importância do armazenamento de água no inverno, o que traz inúmeras vantagens. O centro de informações armazena até mesmo água escoada dos telhados dos pavilhões para irrigação. Esses processos agora são controlados por computador, o que permite um controle preciso.
A irrigação ideal contribui decisivamente para uma boa colheita. De acordo com especialistas, a interrupção do crescimento de brotos ou escombros pesados pode ser reduzida com rega oportuna. Uma combinação de irrigação com fertirrigação, ou seja, a aplicação de fertilizantes através do sistema de irrigação, pode fornecer um apoio importante em condições climáticas desfavoráveis. A fertirrigação permite entregar fertilizante de ação rápida diretamente no local de ação, ajudando assim a melhorar a saúde das plantas.
Uma olhada na área de cultivo
A Suíça da Francônia é uma das maiores regiões produtoras de cereja da Europa. Cerca de 250.000 cerejeiras prosperam em uma área de cerca de 25 quilômetros quadrados. O preço das cerejas da Francónia no verão depende fortemente da situação do mercado internacional, embora a importação de cerejas da Turquia possa ter um impacto significativo no mercado.
A seca persistente não só levanta preocupações sobre a qualidade da colheita, mas também deixa clara a importância de um conceito de irrigação bem pensado. Por exemplo, combinar a irrigação sub-copa com a cobertura da copa pode não só optimizar a colheita, mas também prevenir danos causados pela geada. O caminho para uma colheita de cereja bem-sucedida passa, mais do que nunca, por técnicas de irrigação inovadoras e uma estratégia de cultivo adaptada.