Planeje a proteção climática de maneira inteligente: é assim que seu apartamento se torna um sucesso para relaxar!
Saiba como os sistemas de ar condicionado e fotovoltaicos podem aumentar a sua eficiência energética e apoiar os planos de proteção térmica.
Planeje a proteção climática de maneira inteligente: é assim que seu apartamento se torna um sucesso para relaxar!
Os sistemas de ar condicionado instalados permanentemente são um componente central dos planos contemporâneos de proteção térmica e oferecem uma resposta orientada para soluções aos desafios do aumento das temperaturas. Alto Guia do proprietário As bombas de calor ar-ar não são apenas eficazes, mas também um investimento orientado para o futuro na protecção da saúde. O ar condicionado bem planejado ajuda a manter a qualidade de vida mesmo nos meses quentes de verão.
Uma vantagem adicional é a possibilidade de combinar estes sistemas de ar condicionado com sistemas fotovoltaicos. Ao utilizar energia solar, as famílias podem reduzir alguns dos seus custos de refrigeração. Esta tecnologia permite que os sistemas obtenham até 75% da sua energia a partir de ar renovável, o que não só faz sentido do ponto de vista ecológico, mas também poupa custos.
Planejamento e instalação
A época ideal para planejar um sistema de ar condicionado é no outono e no inverno. Durante este período é mais fácil encontrar empresas especializadas para a instalação, o que significa que o planeamento antecipado aumenta significativamente o conforto e a eficiência energética. As residências, em particular, dependem frequentemente de sistemas de ar condicionado split, enquanto as divisões utilizadas comercialmente utilizam predominantemente tecnologias VRF/VRV que podem não só arrefecer, mas também aquecer e preparar água quente.
Um sistema bem planeado também oferece uma solução a longo prazo para reduzir os custos de energia, reduzindo a dependência do aumento dos preços da electricidade. Em combinação com os sistemas fotovoltaicos, as famílias podem tornar-se mais independentes dos fornecedores de eletricidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução de CO2, como explica o centro de aconselhamento ao consumidor.
Eficiência de custos e oportunidades de financiamento
Os custos de investimento em bombas de calor e sistemas fotovoltaicos variam entre 25.000 e 50.000 euros. Contudo, os programas de financiamento podem ajudar a reduzir estes custos. Com um planeamento adequado, um sistema fotovoltaico que funciona sem armazenamento de bateria pode cobrir cerca de 20-30% das necessidades anuais de eletricidade em residências unifamiliares. Com armazenamento em bateria, é possível ter até 40% de autossuficiência.
O custo de um sistema fotovoltaico típico varia entre 9.000 e 20.000 euros, enquanto as bombas de calor custam entre 15.000 e 40.000 euros. Além disso, o armazenamento da bateria pode custar entre 5.000 e 20.000 euros. Particularmente importante é a parcela do autoconsumo, que não deve ser inferior a 30% da quantidade gerada pelo sistema fotovoltaico. Edifícios bem isolados podem atingir um maior grau de independência.
Em resumo, as informações de Centro de aconselhamento ao consumidor que a combinação de bombas de calor e sistemas fotovoltaicos não só aumenta o conforto, mas também representa uma solução economicamente sensata e sustentável para o futuro. O aconselhamento energético do centro de aconselhamento ao consumidor oferece também apoio no planeamento e dimensionamento destes sistemas e fornece informações sobre possíveis financiamentos.