A Croácia está a chamar: Como comprar a casa de férias dos seus sonhos à beira-mar!
Descubra como funciona a compra de imóveis na Croácia para os cidadãos da UE e quais os benefícios que oferece. Dicas e informações!
A Croácia está a chamar: Como comprar a casa de férias dos seus sonhos à beira-mar!
A Croácia está a tornar-se cada vez mais um destino atraente para a compra de propriedades de férias, especialmente para compradores alemães. Com quase 1.800 quilómetros de costa no continente e mais de 6.000 quilómetros abrangendo inúmeras ilhas, o país não só oferece paisagens pitorescas, mas também uma variedade de oportunidades de compras. Os compradores da UE têm a vantagem de poder adquirir uma propriedade de férias sem grandes obstáculos. Walter Ofner, agente austríaco, destaca que uma decisão importante é a localização do imóvel, já que a Croácia possui regiões planas e montanhosas.
Para tornar o processo de compra eficiente, os interessados devem conhecer as suas preferências. Se você prefere as florestas tranquilas no norte ou as belas vistas do mar no sul, isso desempenha um papel decisivo. Os compradores também devem observar as características especiais do processo de compra que precisam ser conhecidas para garantir um processo tranquilo. Capital.de relata que a Croácia se estabeleceu como um destino turístico popular para os alemães, o que significa que a procura por imóveis está aumentando constantemente.
Custo de vida atraente e oportunidades de investimento
A Croácia não é apenas um local procurado para apartamentos e casas de férias, mas também oferece um custo de vida muito bom, citado como mais acessível em 54% dos países em todo o mundo. Alto Croácia Imóveis A Croácia é um dos quartos países mais caros da Europa Oriental. O custo de vida é particularmente baixo, especialmente em áreas como a saúde e a educação, tornando o país atraente para reformados e profissionais activos.
As maiores cidades para aquisição de imóveis são Split, Zagreb e Dubrovnik, que se caracterizam pela sua elevada qualidade de vida e atração turística. No entanto, os preços variam muito dependendo da localização e do estado do imóvel. Em Zagreb o preço ronda os 2.000 euros por metro quadrado, enquanto em Dubrovnik o preço por metro quadrado pode até subir para 4.117 euros. As regiões populares para compras são Zadar com 1.577 euros e Rijeka com 1.473 euros por metro quadrado.
Condições de compra e enquadramento legal
Desde 2009, os cidadãos da UE e do EEE têm as mesmas condições de compra que os cidadãos croatas. Isto significa que não são necessárias autorizações especiais do Ministério da Justiça. A situação é diferente para os cidadãos de países terceiros. Estes devem comprovar um acordo de reciprocidade e obter a aprovação do Ministério das Relações Exteriores, o que pode levar de 2 a 6 meses. Além disso, a aquisição de terras agrícolas e de terras protegidas não é permitida para este grupo de pessoas. Croácia Imóveis destaca que os cidadãos suíços devem apresentar prova de residência temporária, enquanto os cidadãos dos EUA podem obter residência temporária através da aquisição de bens imóveis.
Além do preço de compra, os compradores devem levar em consideração o imposto de transmissão de propriedade de 3% do valor de mercado do imóvel. Existe um imposto predial especial para proprietários de propriedades de férias na Croácia, enquanto o imposto predial geral não é cobrado. Estes fatores tornam a Croácia um destino versátil e fácil de usar para quem pretende comprar um imóvel.