A Letónia está a isolar-se: os russos estão proibidos de comprar imóveis!
A Letónia proíbe agora russos e bielorrussos de comprarem imóveis por razões de segurança. Antecedentes e consequências aqui.
A Letónia está a isolar-se: os russos estão proibidos de comprar imóveis!
Hoje, 20 de junho de 2025, o Parlamento da Letónia aprovou uma ampla proibição da compra de bens imóveis por cidadãos russos e bielorrussos. A decisão, tomada na capital Riga, faz parte de um pacote abrangente de medidas para fortalecer a segurança nacional e conter potenciais operações de influência. A nova lei aplica-se não só a particulares, mas também a entidades jurídicas, incluindo sociedades por ações e associações registadas da Rússia e da Bielorrússia, tais como Funk alemã relatado.
O governo letão justifica esta proibição principalmente com a chamada guerra híbrida que a Rússia está a travar contra outros Estados. A aquisição de bens imóveis é vista como um instrumento não militar de exercício de influência. Tais estratégias revelaram-se problemáticas no passado, uma vez que a Rússia utilizou frequentemente a presença de cidadãos russos no estrangeiro como pretexto para uma intervenção militar.
Preocupações de segurança em foco
Com este passo, a Letónia responde também aos desafios da política de segurança decorrentes das ações agressivas da Rússia. Dado que cerca de 25 por cento da população da Letónia é de origem russa, a necessidade de um quadro jurídico sólido torna-se particularmente clara. Como n-tv salienta que a Letónia também suspendeu em grande parte a emissão de vistos e de autorizações de residência aos russos, a fim de aumentar ainda mais a segurança.
Além disso, a Letónia decidiu retirar-se do Tratado sobre Minas Antipessoal em Abril de 2025, que também visa as ameaças da Rússia. Estas decisões reflectem a tendência contínua dos Estados Bálticos de expandirem as suas instalações fronteiriças nos últimos anos para dissuadir possíveis agressões de Moscovo.