Mercado imobiliário de Marburg: os preços sobem apesar da queda nas compras!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O mercado imobiliário de Marburg dará os primeiros sinais de recuperação em 2024, com vendas crescentes e preços estáveis.

Mercado imobiliário de Marburg: os preços sobem apesar da queda nas compras!

O mercado imobiliário de Marburg apresentará uma ligeira recuperação em 2024, mesmo que a situação geral continue a ser caracterizada por desafios. Como op-marburg.de reportado, o número de compras de apartamentos mantém-se ao nível do ano anterior, que já apresentava uma descida. Entre 2019 e 2022, em média, 277 apartamentos mudaram de mãos, enquanto em 2023 ocorreram apenas 208 vendas. Houve um total de 564 vendas de imóveis em 2024, o que representa uma queda de cerca de 13% em relação aos anos anteriores, mas um aumento em relação às 490 vendas em 2023.

Um aspecto particularmente positivo é o aumento das vendas de habitações unifamiliares, onde o mercado registou 147 vendas – o maior número desde 2014 e um aumento de 25% face a 2019. As vendas de habitações multifamiliares e de edifícios residenciais e comerciais também se mantiveram estáveis, com 45 compras, o terceiro nível mais elevado da última década. O maior número de mudanças de propriedade ocorreu na área central da cidade e nos distritos vizinhos, onde ocorreram 104 casos.

Desenvolvimento de preços e comportamento de compra

Os compradores investiram um total de 51 milhões de euros em habitações unifamiliares, sendo o preço médio de compra por habitação de 437 mil euros. Os preços mais elevados fora da cidade central foram registados em Wehrshausen, no valor de 467.000 euros. Quando se trata de apartamentos, das 208 unidades vendidas, apenas quatro eram edifícios novos. O preço médio de compra dos apartamentos existentes é de 2.765 euros por metro quadrado. Os apartamentos até 79 metros quadrados são particularmente populares, especialmente no bairro sul e nos apartamentos Hansenhaus, onde os preços rondam os 3.000 euros por metro quadrado.

Os preços dos arrendamentos estão a subir moderadamente, cerca de 2%, pelo que a renda líquida média dos novos arrendamentos ronda os 10 euros por metro quadrado. A fim de reduzir o forte aumento dos preços dos arrendamentos, foi anunciada a introdução de um índice de rendas em Marburg para 2024. Isto poderá levar à estabilização deste sector.

Resumo do relatório do mercado imobiliário

O relatório do mercado imobiliário 2025, publicado pelo gabinete do comité de peritos, trata da evolução das vendas e dos preços no mercado imobiliário de Marburg. Este relatório contém dados relevantes em termos de valor, visões gerais do valor do aluguel e fatores de comparação de acordo com a Seção 183 da BewG. Os relatórios estão disponíveis online gratuitamente através de geodados desde 2012. Para fazer o download dos relatórios, a opção “Valores dos imóveis” deve ser selecionada na oferta online. Além disso, o presente relatório também pode ser solicitado em formato impresso ou em documento PDF por uma taxa de 30€, como marburg.de informado.

Em 2024, foram registadas menos de 20 compras de terrenos para construção como parte de compras de imóveis, a maioria das quais localizadas no centro da cidade. Foram registados 460 compradores, um decréscimo de 20% em relação a 2020 e 2021. Quase 80% dos compradores vêm de Marburg, do distrito ou da região Central de Hesse, enquanto os investidores nacionais estão dificilmente representados.