Aluguéis para estrangeiros na Alemanha: 9,5% a mais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, os estrangeiros na Alemanha pagarão rendas mais elevadas. Análise das diferenças no espaço vital e na propriedade.

Aluguéis para estrangeiros na Alemanha: 9,5% a mais!

Uma análise actual mostra diferenças significativas nos preços de aluguer entre estrangeiros e alemães na Alemanha. Alto empreendedorismo-hoje.de Em média, os estrangeiros pagam rendas por metro quadrado 9,5% mais elevadas do que os cidadãos alemães. A renda líquida média para estrangeiros é de 7,75 euros por metro quadrado, enquanto os alemães pagam apenas 7,08 euros por metro quadrado. Esta diferença reflecte-se não só nos preços, mas também no espaço e na situação de habitação.

A análise revela também que 54 por cento dos alemães vivem em casas ocupadas pelos proprietários, enquanto apenas 22 por cento dos estrangeiros vivem de forma semelhante. Um aspecto surpreendente é que 25% dos estrangeiros vivem em apartamentos com menos de 60 metros quadrados, em contraste com apenas 12% dos alemães. No que diz respeito aos custos de aluguer destes apartamentos mais pequenos, a renda líquida média é de 8,01 euros por metro quadrado. Para apartamentos com 60 metros quadrados ou mais, a renda líquida média é de 6,93 euros.

Situações de vida de longo prazo e preços de aluguel

O estudo, que se baseia em dados do censo de 2022, também fornece informações sobre as condições de vida a longo prazo. 51 por cento dos alemães vivem no seu endereço actual há dez anos ou mais, enquanto apenas 20 por cento dos estrangeiros viveram mais do que isso. Quando vivem 20 anos ou mais, os estrangeiros pagam rendas 9,1% mais elevadas, indicando diferenças de preços persistentes mesmo com estadias mais longas. Isto também se aplica a períodos de residência mais curtos: se permanecer por menos de um ano, os aluguéis para estrangeiros são 3,5% mais altos do que para os alemães.

As diferenças de aluguel também são regionais. Nas grandes cidades com mais de 100.000 habitantes, os estrangeiros pagam rendas 7,3 por cento mais altas, nas cidades médias (50.000 a menos de 100.000 habitantes) é de 6,6 por cento e nas cidades mais pequenas (10.000 a menos de 50.000 habitantes) 9,3 por cento. As diferenças são mais visíveis em comunidades com menos de 10.000 habitantes, onde os estrangeiros têm de pagar rendas 10,6% mais elevadas. presseportal.de relatado.

Conclusão e perspectivas

Os resultados deste estudo lançam luz sobre a complexa situação de vida dos estrangeiros na Alemanha. A sua oferta de habitação tende a ser mais cara e os espaços habitacionais muitas vezes mais pequenos em relação aos preços de aluguer ilustram os desafios que enfrentam. Resta saber como esta dinâmica se desenvolverá no futuro e que medidas políticas poderão ser tomadas para tornar a situação habitacional mais justa para todos os cidadãos.