Os aluguéis na Suíça continuam a subir: alarmes de escassez de habitação!
Os preços dos aluguéis na Suíça estão subindo moderadamente, enquanto o espaço habitacional continua escasso. Especialistas alertam contra a euforia prematura.
Os aluguéis na Suíça continuam a subir: alarmes de escassez de habitação!
Na Suíça, os preços dos aluguéis continuam a subir, mas a um ritmo lento. De acordo com dados atuais de março24.ch Os aluguéis pedidos aumentaram 0,2% em abril, com base no índice Homegate. Os especialistas apontam para um mercado imobiliário tenso que se torna cada vez mais um desafio para os inquilinos.
O índice Homegate situa-se atualmente nos 130,4 pontos, o que reflete um aumento de 2,0 por cento face a abril do ano anterior. No entanto, existem diferenças regionais. Enquanto os aluguéis caíram ligeiramente em Zurique, com -0,1% no cantão e -0,4% na cidade, os preços dos aluguéis em outras cidades, como Lugano, aumentaram 3,1% e em Lucerna, 1,8%.
Diferenças regionais de preços de aluguel
Os aumentos de preços variam muito dependendo da região. Um aumento de 1,4% foi observado nos cantões de Appenzell, enquanto a Suíça central, de acordo com o relatório da swissmarketplace.grupo, registaram as maiores taxas de aumento nas rendas pedidas. No cantão de Lucerna, por exemplo, os preços subiram 7,7%, seguido pelo cantão de Nidwalden com 11,4%.
A elevada procura de imóveis para alugar permanece, assim como o contínuo crescimento populacional na Suíça. O número de apartamentos vagos caiu pelo quarto ano consecutivo. Em 2024, os aluguéis pedidos em toda a Suíça aumentaram 3,2% em comparação com dezembro do ano anterior.
Olhando para o futuro
Não se espera um equilíbrio significativo entre a oferta e a procura no mercado de arrendamento nos próximos anos. A reserva de projetos para novos edifícios em 2025 não está suficientemente preenchida, o que poderá agravar ainda mais a situação tensa. Nas cidades de Lucerna e Basileia, os preços dos alugueres aumentaram 9,1% e 5,7%, respetivamente, em comparação com o ano anterior, o que mostra que a pressão sobre os preços também aqui permanece elevada.
Em Zurique, o aumento do preço do aluguer cresceu para 4,5%, enquanto a migração líquida no cantão de Zurique em 2024 foi inferior à do ano anterior. No geral, pode-se observar que os preços dos aluguéis no cantão de Zurique aumentaram de forma menos acentuada do que no período anterior, em +4,8%. Isto sugere que pode haver supersaturação do mercado.
A atual evolução e situação do mercado imobiliário não são apenas um desafio para os inquilinos, mas também colocam questões aos profissionais do setor imobiliário que devem continuar a acompanhar de perto as tendências dinâmicas dos preços dos arrendamentos.