Cuidado, inquilinos: o calor baixa o aluguel – é assim que funciona!
Descubra como os inquilinos na Alemanha podem solicitar reduções de aluguel em climas quentes e quais regras se aplicam.
Cuidado, inquilinos: o calor baixa o aluguel – é assim que funciona!
O calor extremo do verão tem causado cada vez mais discussões entre os inquilinos na Alemanha nos últimos anos. As pessoas afetadas questionam-se cada vez mais se podem solicitar uma redução da renda quando as temperaturas nos seus apartamentos são elevadas. Relatórios T-Online, que em determinadas circunstâncias é possível reduzir a renda se as temperaturas no apartamento forem excessivamente elevadas.
Em casos individuais, os tribunais decidiram de forma diferente se e em que medida uma redução da renda é justificada. Alguns factores são cruciais: Os proprietários são obrigados a garantir uma protecção térmica adequada, mas muitas vezes não é possível excluir completamente temperaturas extremas. Uma orientação aproximada é que uma redução do aluguel pode ser considerada em temperaturas entre 26 e 28 graus Celsius.
Decisões caso a caso e medição de temperatura
As circunstâncias reais do apartamento desempenham um papel importante. São esperadas temperaturas mais elevadas, especialmente em apartamentos de sótão ou edifícios antigos, onde o desenvolvimento de calor é frequentemente mais intenso. A Associação de Inquilinos de Munique afirma que grandes áreas de janelas, em particular, influenciam o desenvolvimento de calor.
Se a temperatura ambiente estiver permanentemente acima de 28 graus Celsius, a redução do aluguel pode ser de até 20% nos dias afetados. No entanto, deve notar-se que qualquer redução da renda pode sempre ser calculada caso a caso e não de forma generalizada. A gravidade do calor e o número de dias afetados são cruciais.
Documentação e informações para o proprietário
Para fazer cumprir a redução do aluguel, os inquilinos são obrigados a medir as temperaturas diariamente e documentá-las cuidadosamente. Isto é necessário para provar que os valores-limite foram excedidos. Além disso, os inquilinos devem informar os seus proprietários por escrito sobre o defeito e pagar o aluguel condicionalmente, a fim de evitar problemas jurídicos.
Outro aspecto importante é que os inquilinos podem reclamar retroativamente o excesso de aluguel. Isto serve para proteger contra um possível risco de rescisão devido a atrasos no pagamento. A ação oportuna e a documentação correta das temperaturas são, portanto, muito importantes para os inquilinos.