Associação de Inquilinos alerta: Aumento drástico dos aluguéis em 21 por cento - especialista financeiro pede ação
De acordo com um relatório de www.welt.de, especialistas da Associação Alemã de Inquilinos veem um aumento “drástico” nos aluguéis na Alemanha. Isto deve-se, entre outras coisas, ao facto de faltarem mais de meio milhão de apartamentos e de serem construídos muito poucos. Especialmente em grandes cidades como Munique, os preços dos aluguéis aumentaram até 20% nos últimos anos, o que é um choque para as pessoas afetadas. A associação de inquilinos teme que os preços dos aluguéis continuem a subir drasticamente devido à crise da construção e à falta de apartamentos. O governo federal é chamado a finalmente agir e tornar a criação de moradias populares uma prioridade. A associação de inquilinos também pede…

Associação de Inquilinos alerta: Aumento drástico dos aluguéis em 21 por cento - especialista financeiro pede ação
De acordo com um relatório de www.welt.de, especialistas da Associação Alemã de Inquilinos veem um aumento “drástico” nos aluguéis na Alemanha. Isto deve-se, entre outras coisas, ao facto de faltarem mais de meio milhão de apartamentos e de serem construídos muito poucos. Especialmente em grandes cidades como Munique, os preços dos aluguéis aumentaram até 20% nos últimos anos, o que é um choque para as pessoas afetadas. A associação de inquilinos teme que os preços dos aluguéis continuem a subir drasticamente devido à crise da construção e à falta de apartamentos.
O governo federal é chamado a finalmente agir e tornar a criação de moradias populares uma prioridade. A associação de inquilinos também pede o congelamento dos aluguéis dos imóveis existentes, um teto para novos aluguéis, a punição de aluguéis exorbitantes e a proibição de aluguéis indexados. A principal associação do setor imobiliário alemão também sublinha que as rendas terão inevitavelmente de aumentar à medida que os custos de fornecimento de espaço habitacional estão a explodir.
A falta de habitação não se torna apenas um problema social, mas também tem impacto direto no mercado imobiliário. O mercado imobiliário está a ser muito afetado devido à escassez de habitação e ao aumento dos custos de construção. Isto leva a uma diminuição da oferta de habitação e ao aumento dos preços dos arrendamentos, o que, por sua vez, tem implicações potenciais para investidores e promotores.
Isto mostra claramente que a situação atual do mercado imobiliário exige urgentemente uma solução que vá além dos programas de apoio governamental e da criação de habitação a preços acessíveis. Globalmente, os políticos devem agir urgentemente para conter os efeitos da escassez de habitação e do aumento das rendas no mercado imobiliário e na indústria como um todo.
Leia o artigo fonte em www.welt.de