Munique continua a ser o líder imobiliário da Europa: os preços estão a subir vertiginosamente!
Descubra os preços atuais dos imóveis na Alemanha e na Europa: Munique, Viena, Hamburgo e Berlim num relance.
Munique continua a ser o líder imobiliário da Europa: os preços estão a subir vertiginosamente!
Munique continua a ser a capital sem coroa dos preços imobiliários na Alemanha e em toda a Europa. Com um preço médio impressionante de 9.965 euros por metro quadrado para apartamentos e 9.411 euros para casas, a metrópole bávara lidera o ranking das cidades mais caras. Isto é demonstrado por uma análise atual baseada, entre outras coisas, em dados do relatório de preços de imóveis residenciais da Remax, que analisa os mercados europeus, incluindo Alemanha, Áustria e Espanha, para citar apenas alguns. Foto refere que a cidade de Viena ocupa o segundo lugar no ranking do euro, com preços de 6.762 euros por metro quadrado para apartamentos e 6.778 euros para casas.
Os preços imobiliários de Hamburgo estão em terceiro lugar. Em média, os apartamentos aqui custam 6.124 euros por metro quadrado, enquanto os preços das casas são de 6.038 euros. Berlim segue em quarto lugar com 6.278 euros por metro quadrado para apartamentos e 5.354 euros por metro quadrado para casas. Madrid e Linz partilham o quinto lugar, com os preços por metro quadrado das casas em Madrid a 5.221 euros e para Linz a 4.796 euros.
Desenvolvimento do mercado na Alemanha
Embora os preços dos imóveis na Alemanha tenham registado uma ligeira descida em 2024 - os apartamentos caíram 5% e as casas 1% - há uma tendência encorajadora: os prazos de venda de imóveis diminuíram em média 48 dias. Há também sinais de recuperação do mercado no último trimestre de 2024. Hamburgo, em particular, caracteriza-se pelo aumento dos preços por metro quadrado, o que indica uma procura crescente.
O mercado de condomínios apresentou um desenvolvimento quase estável, com um aumento de 0,3% no período de abril a maio de 2024. Nas chamadas “Sete Grandes” cidades, que também inclui Munique, quatro cidades registaram aumentos de preços dos condomínios entre 0,2% e 0,5%. No entanto, as tendências variam: em Berlim, Frankfurt e Hamburgo registaram-se também ligeiras descidas de -0,1% a -0,2%.
Evolução dos preços em detalhe
Os preços de compra de habitações unifamiliares aumentaram entre 0,1% e 0,4% em Frankfurt, Colónia, Munique e Estugarda, enquanto os preços estão estagnados em Hamburgo e as descidas são registadas em Berlim e Düsseldorf. No entanto, a tendência global do mercado imobiliário residencial alemão é bastante positiva, o que também se reflecte num aumento de 1,9% nos preços pedidos de condomínios em todo o país. No entanto, os preços reais de compra caíram -0,1%.
No entanto, os especialistas alertam para possíveis correções de mercado, uma vez que os preços imobiliários têm sofrido repetidas correções de preços nos últimos anos. Além disso, a oferta de novas propriedades permanece limitada devido a restrições geográficas e regulamentares, alimentando ainda mais a elevada procura. ISB Munique Imobiliária salienta que a estabilidade e as previsões para 2024 sugerem que os aumentos de preços poderão voltar a ocorrer.
No geral, resta saber como os preços imobiliários evoluirão ao longo do ano e qual o papel que as condições económicas nacionais e globais desempenharão neste contexto.