A procura por espaços de escritório energeticamente eficientes em Frankfurt está a crescer

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A vacância de escritórios em Frankfurt continua a crescer. As corretoras veem fraca demanda por propriedades com eficiência energética. Saiba mais sobre o desenvolvimento atual.

Leerstand von Büroflächen in Frankfurt wächst weiter. Maklerhäuser sehen schwache Nachfrage nach energieeffizienten Objekten. Erfahren Sie mehr über die aktuelle Entwicklung.
A vacância de escritórios em Frankfurt continua a crescer. As corretoras veem fraca demanda por propriedades com eficiência energética. Saiba mais sobre o desenvolvimento atual.

A procura por espaços de escritório energeticamente eficientes em Frankfurt está a crescer

As corretoras em Frankfurt registam uma fraca procura de espaços de escritório, o que pode ser atribuído ao desenvolvimento económico em curso. Embora tenha sido registada uma ocupação de espaço ligeiramente superior no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o ano anterior, isto deveu-se principalmente a um grande negócio em que o Banco Central Europeu alugou todo o arranha-céu Gallileo em Gallusanlage com 36.800 metros quadrados de espaço para aluguer. No entanto, além deste negócio, houve apenas alguns negócios no centro de Frankfurt.

O número de novos arrendamentos caiu novamente e muitas empresas estão optando por permanecer nas suas instalações atuais em tempos de incerteza. No primeiro trimestre registaram-se cerca de 96 novas rendas, o valor mais baixo desde 2012. Neste período foram também realizadas prorrogações de arrendamento de espaços de escritórios num total de cerca de 64 mil metros quadrados, quatro vezes mais que no mesmo trimestre do ano anterior.

A vacância em Frankfurt continua a aumentar, com 9,2 por cento dos espaços de escritórios em Frankfurt, incluindo Eschborn e Offenbach-Kaiserlei, agora disponíveis a curto prazo, de acordo com a CBRE. Isso significa um aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. De acordo com as previsões, a taxa de vacância poderá continuar a aproximar-se da marca dos dez por cento, o que significaria que cerca de um em cada dez metros quadrados de espaço de escritórios estaria disponível num curto espaço de tempo.

Uma razão para o aumento da taxa de lugares vagos, apesar da baixa actividade de construção nova, é que a actual oferta de escritórios muitas vezes não satisfaz os requisitos. Existe uma procura por escritórios mais pequenos, modernos e ecológicos, numa localização central. As empresas estão dispostas a pagar aluguéis mais altos por esse espaço e, no processo, reduzir seu espaço de escritório.

Corretoras como a JLL e a Nai Apollo estão, portanto, apelando a mais construções novas e à revitalização de edifícios de escritórios mais antigos, a fim de satisfazer a necessidade de espaços de escritórios modernos e sustentáveis. Os escritórios energeticamente eficientes são particularmente procurados, uma vez que a procura por esse tipo de espaço está a aumentar em todo o mundo. Em Frankfurt há muito a fazer nesta área, o que está a aumentar a pressão sobre as actividades de construção e modernização imobiliária.