Aposentados holandeses descobrem Elten: pechinchas na zona fronteiriça!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aposentados holandeses estão se mudando para Elten, na Alemanha, para economizar em imóveis. Aumento da procura na zona fronteiriça.

Aposentados holandeses descobrem Elten: pechinchas na zona fronteiriça!

Um fenómeno notável pode ser observado no pequeno distrito de Elten, perto de Emmerich am Rhein. Cada vez mais reformados holandeses, como Ferdi e Mareike Jansen, estão a decidir mudar-se para esta cidade fronteiriça alemã. Sua motivação? A busca por um estilo de vida mais barato. Ferdi Jansen sublinha que muitas coisas são significativamente mais baratas na Alemanha do que nos Países Baixos. A nova casa do casal em Elten custa cerca de 400 mil euros, enquanto propriedades comparáveis ​​no seu país de origem custariam pelo menos 500 mil euros. Foco relatado.

A situação demográfica em Elten é significativa; cerca de 60% dos residentes têm raízes holandesas. Como resultado, muitos agentes imobiliários na região têm cada vez mais como alvo os compradores holandeses. Rainer Elsmann, um agente imobiliário local, observa que, em média, os holandeses vendem as suas casas e procuram novas propriedades a cada sete a oito anos.

Crescente demanda por moradia

A procura de habitação na zona fronteiriça está a crescer não só devido à diferença de preços, mas também devido ao espaço habitacional limitado nos Países Baixos. O mercado imobiliário regional beneficia com isso; Segundo relatos da mídia, há uma escassez de cerca de 400.000 apartamentos no país vizinho, o que atrai muitos holandeses para a zona fronteiriça. Este desenvolvimento é reforçado pelas circunstâncias, já que muitas das novas casas unifamiliares em Elten têm um estilo holandês, o que torna a mudança mais atrativa para os novos residentes, como WDR observou.

Há também um número notável de carros com placas holandesas amarelas na região, o que ilustra a forte presença da população holandesa. Famílias mais jovens como a de Lenny Jansen, que se mudou para Elten há 15 anos, estão a considerar trocar as suas casas por propriedades maiores. Lenny enfatiza as vantajosas relações preço-desempenho na Alemanha.

Movimento de retorno e preços imobiliários estáveis

As observações do mercado mostram que os preços dos imóveis na zona fronteiriça permanecem estáveis, enquanto estão a cair noutras regiões alemãs, mesmo com o aumento das taxas de juro. Isso ainda atrai novos compradores. Apesar da abolição do subsídio para aquisição de casa própria em 2006, muitos holandeses continuam interessados ​​em comprar imóveis na região. Freddy Heinzel, Cônsul Honorário da Holanda, explica que os holandeses mudam-se com frequência, o que aumenta a dinâmica do mercado imobiliário.

Os muitos sinais de vendas de empresas imobiliárias em cidades como Kranenburg provam que a procura ainda é elevada. Os idosos também tendem a regressar ao seu país de origem, enquanto as famílias mais jovens e os reformados dos Países Baixos descobrem as vantagens da zona fronteiriça alemã.