Queda de preços para propriedades existentes: o Commerzbank espera 5-10 por cento ao ano
Cuidado, compradores de casas: os preços devem cair! Descubra porque é que os especialistas do Commerzbank prevêem um declínio de 5 a 10 por cento e que impacto isso terá no mercado imobiliário. Leia agora!

Queda de preços para propriedades existentes: o Commerzbank espera 5-10 por cento ao ano
Boas notícias para quem sonha ter casa própria no campo: os preços dos imóveis existentes deverão continuar a cair. Os especialistas do Commerzbank calculam que os preços cairão entre 5% e 10% até ao final do ano.
“Vendas baixas indicam potencial de queda adicional” nos preços, de acordo com o estudo do Commerzbank. Porque: Comparativamente poucas propriedades estão actualmente a mudar de proprietário porque muitas pessoas não têm condições para comprar com as taxas de juro actualmente mais elevadas e os vendedores não querem baixar o preço.
Mas não funcionará assim por muito mais tempo: “No longo prazo, os outros proprietários provavelmente também perceberão que não conseguirão mais atingir os preços de 2021 por enquanto e terão de fazer concessões de preços”, escrevem os especialistas do Commerzbank.
Isto significa que os preços das propriedades existentes podem cair de 5 a 10 por cento.
Além disso, os compradores estão atualmente com medo de renovações potencialmente caras para economizar energia e estão pensando duas vezes antes de comprar uma casa. Se necessitar de uma renovação fundamental, custará entre 400 e 510 euros por metro quadrado. Os custos são agora 20 por cento superiores (480 euros a 612 euros por metro quadrado). Se a casa tiver 150 metros quadrados, a renovação custa 70.000 a 90.000 euros. Cerca de metade poderia ser financiada através de subvenções.
Os preços dos imóveis já estavam despencando no ano passado. O Serviço Federal de Estatística registou uma queda de preços de 8,4% em 2023 – a maior queda anual desde o início da série temporal em 2000.