Previsão para 2024: Nuvens escuras sobre a construção de moradias - especialistas financeiros alertam para um declínio contínuo na indústria da construção
De acordo com um relatório de www.capital.de, o declínio na indústria da construção continuará em 2024. O clima de negócios na construção residencial caiu para o nível mais baixo desde 1991 e os preços dos aluguéis continuam a subir. Segundo o Instituto Ifo, ainda há mau humor e previsões sombrias para a construção de habitação. O barómetro do clima empresarial caiu para o seu nível mais baixo desde o início do inquérito e a insatisfação com a situação actual está a aumentar. O estudo do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) confirma que os gastos com serviços de construção cairão este ano pela primeira vez desde a crise financeira de 2009. A construção de moradias irá...

Previsão para 2024: Nuvens escuras sobre a construção de moradias - especialistas financeiros alertam para um declínio contínuo na indústria da construção
De acordo com um relatório de www.capital.de, o declínio na indústria da construção continuará em 2024. O clima de negócios na construção residencial caiu para o nível mais baixo desde 1991 e os preços dos aluguéis continuam a subir. Segundo o Instituto Ifo, ainda há mau humor e previsões sombrias para a construção de habitação. O barómetro do clima empresarial caiu para o seu nível mais baixo desde o início do inquérito e a insatisfação com a situação actual está a aumentar.
O estudo do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) confirma que os gastos com serviços de construção cairão este ano pela primeira vez desde a crise financeira de 2009. A construção de moradias diminuirá até 5,4%. A indústria da construção está passando por uma recessão prolongada e um pequeno aumento só é esperado no próximo ano. É pouco provável que o objectivo de construir 400.000 novos apartamentos anualmente seja alcançado, uma vez que se espera que apenas cerca de 265.000 apartamentos sejam construídos em 2024.
De acordo com o inquérito Ifo, mais empresas tiveram de aceitar o cancelamento de encomendas para construção residencial em Dezembro, e 56,9 por cento das empresas afirmaram que a carteira de encomendas era demasiado baixa. Os políticos devem criar clareza sobre os programas de financiamento, a fim de estimular a indústria da construção. A incerteza entre os potenciais construtores é elevada e provavelmente levará algum tempo até que a indústria da construção recupere.
Os preços da construção estão a subir mais lentamente, o que poderá dar algum impulso à nova construção. No entanto, não há alívio à vista no mercado de arrendamento habitacional, uma vez que os aluguéis pedidos continuam a subir. Os preços continuam elevados, especialmente nas grandes cidades alemãs, e a procura de apartamentos para alugar permanece elevada.
Globalmente, os factos indicam que a indústria da construção permanecerá em águas difíceis em 2024. Os políticos e a indústria devem trabalhar em conjunto para eliminar a incerteza e estimular a indústria da construção. Espera-se que a situação melhore apenas ligeiramente no próximo ano.
Leia o artigo fonte em www.capital.de