Riscos para compradores de imóveis: O que ameaça a insolvência dos promotores de projetos?
De acordo com um relatório de www.maz-online.de, o aumento das taxas de juro sobre o dinheiro da construção, os elevados custos dos materiais e o colapso da procura devido à elevada inflação estão a causar preocupações aos promotores de projectos residenciais. A insolvência de alguns promotores imobiliários, como a empresa Project Immobilien, representa um risco crescente para os compradores de projetos de construção já iniciados mas ainda não concluídos. Os cálculos de custos de muitos promotores imobiliários foram descartados pelos desenvolvimentos atuais. Na pior das hipóteses, há uma paralisação no canteiro de obras e os empreendedores privados enfrentam o problema de já terem pago os adiantamentos, mas encontrarem um imóvel inacabado. No caso de falência do desenvolvedor do projeto, os compradores...

Riscos para compradores de imóveis: O que ameaça a insolvência dos promotores de projetos?
De acordo com um relatório de www.maz-online.de,
O aumento das taxas de juro sobre o dinheiro da construção, os elevados custos dos materiais e o colapso da procura devido à inflação elevada estão a causar preocupações aos promotores de projectos residenciais. A insolvência de alguns promotores imobiliários, como a Project Immobilien, representa um risco crescente para os compradores de projectos de construção já iniciados mas ainda não concluídos.
Os cálculos de custos de muitos promotores imobiliários foram anulados pelos desenvolvimentos actuais. Na pior das hipóteses, há uma paralisação no canteiro de obras e os empreendedores privados enfrentam o problema de já terem pago os adiantamentos, mas encontrarem um imóvel inacabado. De acordo com o Código Civil, se o promotor do projecto falir, os compradores têm o direito de desistir da compra, embora isto também possa ser problemático.
Para o setor imobiliário, isto pode significar que mais futuros compradores hesitarão em investir em projetos de construção já iniciados. Além disso, os custos dos materiais poderão aumentar ainda mais, uma vez que os promotores são forçados a pagar preços mais elevados para concluir os projectos de construção.
A rescisão de contratos já celebrados também poderá ter um impacto negativo nas vendas dos promotores imobiliários e conduzir a novas falências. Isto enfraqueceria o mercado imobiliário global e levaria a um declínio nos projectos de construção, o que por sua vez poderia afectar o crescimento da indústria.
A comunicação entre compradores, promotores e administradores de insolvências será, portanto, crucial no futuro para encontrar soluções e minimizar o impacto das insolvências nos projetos imobiliários.
Em suma, na actual situação económica, o sector imobiliário precisa de nervos fortes e aconselhamento abrangente para desenvolvimentos futuros.
Leia o artigo fonte em www.maz-online.de