Saron ou hipoteca de taxa fixa? Análise do mercado hipotecário suíço 2023
De acordo com um relatório de www.fuw.ch, a Suíça tem uma das dívidas hipotecárias mais elevadas do mundo, o que está a causar nervosismo devido aos elevados preços dos imóveis e à elevada proporção de rendimentos provenientes de dívidas hipotecárias. No entanto, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Suíça não é o país mais vulnerável da Europa em termos de risco de dívida. Na Suíça, a taxa de juro diretora ainda é de 1,75%, o que está bem abaixo da média internacional. Além disso, o rácio empréstimo-valor na Suíça não deve exceder 80%, enquanto noutros países é permitido um rácio empréstimo-valor (LTV) mais elevado. O mercado também é estabilizado pela proporção comparativamente baixa de hipotecas do mercado monetário com juros não fixos. Apesar do…

Saron ou hipoteca de taxa fixa? Análise do mercado hipotecário suíço 2023
De acordo com um relatório de www.fuw.ch,
A Suíça tem um dos níveis de dívida hipotecária mais elevados do mundo, o que está a causar nervosismo devido aos elevados preços dos imóveis e à elevada proporção de dívida hipotecária no rendimento. No entanto, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Suíça não é o país mais vulnerável da Europa em termos de risco de dívida.
Na Suíça, a taxa de juro diretora ainda é de 1,75%, o que está bem abaixo da média internacional. Além disso, o rácio empréstimo-valor na Suíça não deve exceder 80%, enquanto noutros países é permitido um rácio empréstimo-valor (LTV) mais elevado.
O mercado também é estabilizado pela proporção comparativamente baixa de hipotecas do mercado monetário com juros não fixos. Apesar do aumento relacionado com juros nas hipotecas Saron em 2022, a sua participação na carteira total de empréstimos é de apenas 23%. No entanto, as hipotecas de Saron tornaram-se recentemente menos atractivas, uma vez que as hipotecas de taxa fixa com prazos mais longos são actualmente oferecidas a taxas de juro mais baixas.
Globalmente, estes factores mostram que, apesar da elevada dívida hipotecária e das flutuações de preços, o mercado imobiliário suíço permanece estável graças às baixas taxas de juro e às rigorosas regulamentações de crédito. Isto deverá tranquilizar potenciais investidores e compradores e aumentar a confiança no mercado imobiliário.
Leia o artigo fonte em www.fuw.ch