Dificuldades em abrir novos alojamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana para sem-abrigo em Berlim - especialista financeiro analisa a situação
De acordo com um relatório de rbb24.de, a Missão da Cidade de Berlim teve que cancelar um alojamento planejado para moradores de rua na Zietenstrasse em um curto espaço de tempo devido a dificuldades no mercado imobiliário de Berlim. A missão municipal procurou intensamente uma solução para continuar o alojamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas o proprietário anunciou inesperadamente que o imóvel tinha sido alugado a outra pessoa. Agora a administração social tem de abrir um novo processo de manifestação de interesse e procurar um novo local depois de a confiança na missão da cidade ter sido prejudicada. A situação mostra mais uma vez os desafios do mercado imobiliário de Berlim. A elevada procura de imóveis leva à escassez, que afecta também projectos sociais como o alojamento para sem-abrigo. …

Dificuldades em abrir novos alojamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana para sem-abrigo em Berlim - especialista financeiro analisa a situação
De acordo com um relatório de rbb24.de, a Missão da Cidade de Berlim teve que cancelar um alojamento planejado para moradores de rua na Zietenstrasse em um curto espaço de tempo devido a dificuldades no mercado imobiliário de Berlim. A missão municipal procurou intensamente uma solução para continuar o alojamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas o proprietário anunciou inesperadamente que o imóvel tinha sido alugado a outra pessoa. Agora a administração social tem de abrir um novo processo de manifestação de interesse e procurar um novo local depois de a confiança na missão da cidade ter sido prejudicada.
A situação mostra mais uma vez os desafios do mercado imobiliário de Berlim. A elevada procura de imóveis leva à escassez, que afecta também projectos sociais como o alojamento para sem-abrigo. Devido às dificuldades para conseguir imóveis adequados, a oferta de moradores de rua na cidade está paralisada. A longo prazo, isto poderá levar a um agravamento do problema dos sem-abrigo em Berlim.
Para o mercado imobiliário, isto significa que a política e a administração devem tomar medidas acrescidas para apoiar projectos sociais, como o alojamento para os sem-abrigo. Isto poderá ter impacto nos preços e na disponibilidade dos imóveis em determinados distritos, à medida que aumenta a procura de imóveis adequados para fins sociais.
Acontece que a situação tensa no mercado imobiliário de Berlim não tem impacto apenas no setor habitacional, mas também nas instituições sociais. Há, portanto, necessidade de uma maior cooperação entre a administração municipal, as instituições sociais e os proprietários, a fim de encontrar soluções para o alojamento dos sem-abrigo e para reforçar a infra-estrutura social em Berlim.
Leia o artigo fonte em www.rbb24.de