Queda das taxas de juro dos edifícios: efeitos da evolução actual nos clientes de empréstimos
De acordo com um relatório do ga.de, as taxas de juro dos edifícios na Alemanha caíram nas últimas semanas, depois de anteriormente terem subido continuamente. Os especialistas da Interhyp afirmaram que em janeiro de 2022 um empréstimo com taxa de juro fixa de dez anos custava em média um juro de um por cento, enquanto em novembro de 2023 já ultrapassava os quatro por cento. Segundo a empresa de consultoria Barkow, a taxa de juros desse tipo de empréstimo é atualmente de 3,58%. Esta evolução tem impacto direto nos clientes de crédito. Meio ponto percentual menos juros num empréstimo de 300 mil euros significa uma diferença de juros de 1.500 euros por ano. Espera-se que esta redução...

Queda das taxas de juro dos edifícios: efeitos da evolução actual nos clientes de empréstimos
De acordo com um relatório de ga.de, as taxas de juro dos edifícios na Alemanha caíram nas últimas semanas, depois de anteriormente terem subido continuamente. Os especialistas da Interhyp afirmaram que em janeiro de 2022 um empréstimo com taxa de juro fixa de dez anos custava em média um juro de um por cento, enquanto em novembro de 2023 já ultrapassava os quatro por cento. Segundo a empresa de consultoria Barkow, a taxa de juros desse tipo de empréstimo é atualmente de 3,58%.
Esta evolução tem impacto direto nos clientes de crédito. Meio ponto percentual menos juros num empréstimo de 300 mil euros significa uma diferença de juros de 1.500 euros por ano. Espera-se que esta redução nas taxas de juro da construção conduza a um aumento da procura de aquisição e financiamento de imóveis. Isto poderia estimular ainda mais o mercado imobiliário, levando potencialmente ao aumento dos preços dos imóveis.
Além disso, a evolução das taxas de juro da construção tem um impacto direto na indústria da construção. Taxas de juro de construção mais baixas podem tornar os projetos de construção privados e comerciais mais atrativos, o que poderá levar a um aumento da atividade de construção. Isto, por sua vez, pode aumentar a procura de materiais de construção e serviços de construção e ajudar a impulsionar a indústria.
Globalmente, a redução das taxas de juro da construção é um sinal positivo para o mercado imobiliário e para a indústria da construção. No entanto, é importante notar que futuros desenvolvimentos nos mercados financeiros, bem como acontecimentos económicos e políticos, poderão influenciar a construção de taxas de juro no futuro. Os compradores e promotores imobiliários devem, portanto, continuar a acompanhar de perto a evolução do mercado.
Leia o artigo fonte em ga.de