É quanto você precisa ganhar para comprar sua própria casa – um novo estudo revela os requisitos de renda para hipotecas.
O mercado imobiliário suíço aumentou 4,9% nos últimos doze meses. Comprar uma casa é particularmente caro em Zurique, enquanto é mais barato em Berna. Segundo um estudo de Iazi, em Zurique, por exemplo, é necessário um salário médio anual de 525 mil francos para poder comprar uma casa. Em comparação, o salário bruto médio na Suíça é de 80.000 francos. Os aluguéis também subiram em muitas cidades, com Zurique liderando, com 3.800 francos. Segundo Donato Scognamiglio, especialista imobiliário, a situação dos aluguéis deverá ficar ainda mais difícil. Ele espera um aumento na taxa de juros referencial...

É quanto você precisa ganhar para comprar sua própria casa – um novo estudo revela os requisitos de renda para hipotecas.
O mercado imobiliário suíço aumentou 4,9% nos últimos doze meses. Comprar uma casa é particularmente caro em Zurique, enquanto é mais barato em Berna. Segundo um estudo de Iazi, em Zurique, por exemplo, é necessário um salário médio anual de 525 mil francos para poder comprar uma casa. Em comparação, o salário bruto médio na Suíça é de 80.000 francos. Os aluguéis também subiram em muitas cidades, com Zurique liderando, com 3.800 francos.
Segundo Donato Scognamiglio, especialista imobiliário, a situação dos aluguéis deverá ficar ainda mais difícil. Ele espera que a taxa de juro de referência suba para mais de dois por cento e novos aumentos das taxas de juro por parte do Banco Nacional Suíço. A procura de apartamentos para alugar é elevada e a taxa de vacância de cerca de 1,2% indica uma necessidade contínua. Com uma imigração de 60.000 pessoas no final de agosto de 2023, será gerada uma necessidade de cerca de 30.000 unidades habitacionais adicionais.
O aumento do custo da habitação e o aumento dos requisitos de acessibilidade das hipotecas podem levar a um declínio na procura de casas e apartamentos para alugar. Isto pode levar à desaceleração do mercado imobiliário na Suíça e à necessidade de reduções de preços. Em resposta, os construtores poderiam construir menos apartamentos e casas, o que poderia levar a uma escassez de oferta a longo prazo.
Segundo www.20min.ch, a combinação do aumento dos preços e da queda da procura pode levar a um desequilíbrio no mercado imobiliário. É, portanto, importante que os decisores políticos monitorizem cuidadosamente o mercado e, se necessário, tomem medidas para garantir a estabilidade do mercado imobiliário suíço.
Fonte: www.20min.ch
Leia o artigo original em www.20min.ch