Cidade de Munique investe 800 milhões de euros na compra de apartamentos – Um olhar sobre o mercado imobiliário.
De acordo com uma reportagem do Süddeutsche Zeitung (SZ), o mercado imobiliário em Munique mudou completamente. Até 2021, a cidade dificilmente conseguia contabilizar as ofertas de compra de apartamentos. Mas agora existe um grande excedente de oferta que os recursos humanos e financeiros da cidade não conseguem suportar. A cidade de Munique gastou um total de 800 milhões de euros nos últimos cinco anos para tirar partido do mercado imobiliário inundado. A maior parte dessas despesas resultou de compras privadas. O direito de preferência dos municípios na aquisição de imóveis foi restringido pelo Tribunal Administrativo Federal em 2021 e agora só se aplica a imóveis em grande parte devolutos. Isso faz com que…

Cidade de Munique investe 800 milhões de euros na compra de apartamentos – Um olhar sobre o mercado imobiliário.
De acordo com uma reportagem do Süddeutsche Zeitung (SZ), o mercado imobiliário em Munique mudou completamente. Até 2021, a cidade dificilmente conseguia contabilizar as ofertas de compra de apartamentos. Mas agora existe um grande excedente de oferta que os recursos humanos e financeiros da cidade não conseguem suportar. A cidade de Munique gastou um total de 800 milhões de euros nos últimos cinco anos para tirar partido do mercado imobiliário inundado. A maior parte dessas despesas resultou de compras privadas. O direito de preferência dos municípios na aquisição de imóveis foi restringido pelo Tribunal Administrativo Federal em 2021 e agora só se aplica a imóveis em grande parte devolutos. Como resultado, as compras privadas aumentaram acentuadamente.
O aumento das taxas de juro e os receios de uma bolha imobiliária em Munique também estão a contribuir para o facto de muitas propriedades estarem à venda. No entanto, apesar do aumento das taxas de juro e do programa de compras da cidade, os preços dos alugueres não mudaram positivamente enquanto o rácio numérico entre os que procuram apartamentos e os apartamentos disponíveis se mantiver inalterado. A criação de licenças de construção está a diminuir drasticamente, o que poderá levar à escassez de novas habitações. Com um crescimento populacional esperado de 1,82 milhões de habitantes até 2040, pelo menos 5.000 novos apartamentos teriam de ser construídos todos os anos para satisfazer a procura crescente. No entanto, o aumento das taxas de juro poderá levar a que potenciais compradores de imóveis tenham cada vez mais acesso ao mercado de arrendamento e provocar o aumento dos preços dos arrendamentos.
Leia o artigo fonte em www.focus.de