Aumento dos preços imobiliários: espera-se inversão de tendência no mercado
Os preços dos imóveis estão a subir novamente e as rendas poderão seguir-se. Novo estudo aponta para uma reviravolta no mercado. Descubra os possíveis efeitos.

Aumento dos preços imobiliários: espera-se inversão de tendência no mercado
Um novo estudo sugere uma reviravolta no mercado imobiliário que poderá mostrar que os preços deverão subir novamente. Segundo ImmoScout24, os preços pedidos em quatro das oito metrópoles já são superiores aos do ano passado. O aumento do interesse na compra de imóveis pode ter sido impulsionado pela queda das taxas de juro na Alemanha. A diretora administrativa da ImmoScout24, Gesa Crockford, explica que o interesse na aquisição de imóveis aumentou significativamente em relação ao ano anterior, principalmente nas grandes cidades.
Os preços dos imóveis residenciais na Alemanha caíram em média 8,4% em 2023 devido à fraca procura a um ritmo recorde. No primeiro trimestre de 2024, os preços pedidos para apartamentos existentes para venda aumentaram, em média, 0,6% em toda a Alemanha em comparação com o trimestre anterior, de acordo com a ImmoScout24. No entanto, os preços ainda estavam 2,5% abaixo do nível do ano anterior. A pressão sobre os preços deverá continuar a aumentar, especialmente se o Banco Central Europeu (BCE) reduzir as taxas de juro a partir de meados do ano.
A análise da ImmoScout24 continua a mostrar uma elevada pressão de procura no mercado de arrendamento. Espera-se que os preços dos aluguéis continuem a subir porque muito pouco está sendo construído. A diferença entre os preços de compra e de aluguer poderá continuar a diminuir depois de os preços de compra terem sido significativamente mais elevados durante um longo período. Em média, os apartamentos existentes eram 1,7 por cento mais caros quando arrendados no início do ano do que no trimestre anterior. O preço dos novos apartamentos aumentou 1,6 por cento.
Munique continua a ser a cidade mais cara para alugar apartamentos na Alemanha. Um apartamento de duas assoalhadas com 70 metros quadrados custa em média 599 euros num edifício existente e 833 euros num edifício novo. Em Munique, a renda básica ascende a 1.433 euros ou 1.745 euros para um edifício novo. No início de 2024, o preço por metro quadrado do aluguer de apartamentos em edifícios novos em todo o país era em média 11,90 euros (preços existentes: 8,56 euros), enquanto em Munique é mais do dobro, 24,93 euros em edifícios novos e 20,47 euros em edifícios existentes.