Quem procura um apartamento novo em Berlim terá que pagar cada vez mais por ele. Os aluguéis solicitados para novos apartamentos em Berlim aumentaram 20% no ano passado – para uma média de 19,45 euros por metro quadrado de área útil. É o que emerge do barómetro vivo apresentado quarta-feira pelo portal da Internet Immoscout24. Os aluguéis de novos edifícios aumentaram mais acentuadamente em Berlim do que em qualquer outra das oito maiores cidades da Alemanha.
“Berlim continua a ser o mercado de arrendamento mais tenso da Alemanha”, observa Immoscout. Apenas Munique, que é muito cara há anos, está à frente de Berlim, com uma renda média pedida de 24,11 euros por metro quadrado para novos edifícios. Em Munique, os aluguéis solicitados para novos apartamentos aumentaram 12,8% no ano passado.
Como especialista no mercado imobiliário, vejo o aumento das rendas solicitadas para novos apartamentos em Berlim como mais um sinal da contínua escassez de habitação a preços acessíveis na cidade. A renda média pedida de 19,45 euros por metro quadrado para apartamentos novos representa um aumento significativo de 20 por cento face ao ano anterior. Este aumento acentuado é preocupante e poderá impactar o mercado imobiliário de diversas formas.
Em primeiro lugar, isto poderia levar a um agravamento da escassez de habitação, uma vez que cada vez menos pessoas podem pagar os aluguéis crescentes. Isto poderia levar a um aumento da procura de habitação mais barata nas zonas periféricas ou nas cidades vizinhas, o que, por sua vez, poderia levar a um aumento dos preços dos imóveis nestas zonas.
Além disso, devido à elevada procura de novos apartamentos, os investidores e as empresas de construção poderiam aumentar as suas actividades de construção em Berlim, a fim de beneficiarem do aumento das rendas. Isso poderia levar à realização de mais novos projetos de construção no futuro para atender à demanda. Por outro lado, os inquilinos poderiam cada vez mais optar por formas alternativas de vida, como a partilha de conceitos ou a co-vivência, a fim de evitar o aumento das rendas.
No geral, é claro que o aumento das rendas solicitadas para novos apartamentos em Berlim é uma indicação da contínua escassez de habitação na cidade e poderá ter vários efeitos no mercado imobiliário e na situação de vida dos cidadãos. São necessárias medidas urgentes para contrariar esta evolução e garantir habitação a preços acessíveis em Berlim a longo prazo.