Aumento dos aluguéis de apartamentos na Suíça: especialistas financeiros alertam para novos aumentos
De acordo com um relatório do www.blick.ch, os aluguéis de apartamentos na Suíça continuam a aumentar. No 4º trimestre de 2023, as rendas aumentaram sensivelmente tanto para os novos contratos como para os contratos existentes. Em comparação, os aluguéis de escritórios permaneceram estáveis em toda a Suíça em comparação com o trimestre anterior. Os aluguéis de apartamentos novos na Suíça aumentaram 2,9% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior, enquanto o aumento de apartamentos antigos no mesmo período foi de 2,2%. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, as rendas de mercado de apartamentos novos aumentaram 6,0 por cento e de apartamentos antigos 3,9 por cento. Em tudo…

Aumento dos aluguéis de apartamentos na Suíça: especialistas financeiros alertam para novos aumentos
De acordo com um relatório de www.blick.ch, os aluguéis de apartamentos na Suíça continuam a aumentar. No 4º trimestre de 2023, as rendas aumentaram sensivelmente tanto para os novos contratos como para os contratos existentes. Em comparação, os aluguéis de escritórios permaneceram estáveis em toda a Suíça em comparação com o trimestre anterior. Os aluguéis de apartamentos novos na Suíça aumentaram 2,9% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior, enquanto o aumento de apartamentos antigos no mesmo período foi de 2,2%. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, as rendas de mercado de apartamentos novos aumentaram 6,0 por cento e de apartamentos antigos 3,9 por cento. Houve aumento dos aluguéis de mercado em todas as regiões. Os aumentos de preços dos novos edifícios foram particularmente significativos nas regiões de Mittelland (+6,7%), Jura (+6,5%) e Zurique (+6,3%).
Segundo os especialistas, pouco mudará esta tendência, uma vez que foram construídos muito poucos apartamentos na Suíça desde 2020 devido ao aumento da imigração. Como resultado, a procura por espaço habitacional continua elevada. Também não se espera que a atividade de construção aumente em 2024, o que continuará a levar à construção de menos apartamentos e, portanto, a um aumento ainda maior das rendas de mercado. As rendas contratuais de escritórios permaneceram quase inalteradas face ao trimestre anterior, mas aumentaram 4,5 por cento face ao mesmo trimestre do ano anterior. No entanto, registaram-se grandes diferenças regionais, com os aumentos mais claros nas regiões de Basileia e Mittelland e os declínios no Lago Genebra e no leste da Suíça.
Estes desenvolvimentos são sinais claros da contínua escassez de habitação e do aumento da procura na Suíça, o que, por sua vez, está a conduzir a um aumento acentuado das rendas. Como especialista no mercado imobiliário, é importante que todas as partes interessadas, sejam governos, promotores ou investidores, tomem medidas para promover a criação de habitação e garantir um desenvolvimento de arrendamento equilibrado.
Leia o artigo fonte em www.blick.ch