Especialista fiscal revela: Herdar e doar - mais caro devido ao aumento do valor da propriedade em vários por cento em 2023!
De acordo com um relatório de www.capital.de, associações e consultores fiscais alertaram há um ano que herdar e doar ficariam mais caros em 2023. Mas um ano depois descobriu-se que eles estavam apenas parcialmente certos. Um balanço em dezembro de 2022, muitos proprietários estavam com pressa para transferir seus imóveis rapidamente antes da virada do ano. O motivo: o receio de que herdar e dar presentes possa ficar mais caro a partir de janeiro devido a uma alteração na legislação fiscal anual. A corrida aos notários e peritos fiscais aumentou significativamente. O notário de Frankfurt, Marc Ströbele, informou que estava processando o dobro de casos do que de costume. Só em uma manhã ele teve três novos...

Especialista fiscal revela: Herdar e doar - mais caro devido ao aumento do valor da propriedade em vários por cento em 2023!
De acordo com um relatório de www.capital.de,
Associações e consultores fiscais alertaram há um ano que herdar e doar ficarão mais caros em 2023. Mas um ano depois verifica-se que estavam apenas parcialmente certos. Um balanço
Em dezembro de 2022, muitos proprietários tinham pressa em transferir seus imóveis rapidamente antes da virada do ano. O motivo: o receio de que herdar e dar presentes possa ficar mais caro a partir de janeiro devido a uma alteração na legislação fiscal anual. A corrida aos notários e peritos fiscais aumentou significativamente.
O notário de Frankfurt, Marc Ströbele, informou que estava processando o dobro de casos do que de costume. Só numa manhã ele aceitou três novos pedidos de doação. Deniz Hoffmann, especialista em direito tributário do escritório de advocacia Rose & Partner em Frankfurt am Main, esperava até um aumento no valor de cerca de dez por cento para residências multifamiliares - e ele estava certo.
A mudança na lei fiscal anual fez com que o valor dos edifícios de apartamentos nos centros das cidades aumentasse vários por cento. Isto significa que agora é necessário pagar mais imposto sobre herança quando imóveis em locais no centro da cidade são doados ou herdados.
No entanto, o especialista Stefan Bach, do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW), não vê grandes perturbações como resultado da mudança. A discussão foi “um debate bastante fantasma” desde o início, disse ele. As preocupações com o aumento dos impostos sobre as habitações unifamiliares são infundadas, uma vez que a alteração da lei fiscal anual afeta apenas alguns casos individuais de pessoas ricas.
No entanto, a associação de proprietários de Haus und Grund apela a um aumento dos subsídios para heranças e presentes, uma vez que estes são cada vez mais insuficientes nos canais habituais de transferência para filhos ou cônjuges. Isto significa que mais pedidos de diferimentos são apresentados à administração fiscal e aprovados, o que apenas adia o problema para o futuro.
Resta saber se haverá um aumento nas licenças no futuro e como irão evoluir os preços dos imóveis. As alterações à lei fiscal anual já estão a ter impacto no mercado de transmissões imobiliárias.
Leia o artigo fonte em www.capital.de