Vantagens fiscais para proprietários: quem realmente beneficia?
Descubra por que comprar imóveis está a tornar-se “cada vez mais difícil” para os jovens na Alemanha e como as vantagens fiscais para grandes investidores podem agravar o problema. Descubra quais medidas estão sendo discutidas para tornar mais justo o acesso ao mercado imobiliário.

Vantagens fiscais para proprietários: quem realmente beneficia?
A compra de imóveis para jovens está a tornar-se cada vez mais difícil na Alemanha, uma vez que os proprietários ricos e as grandes empresas imobiliárias beneficiam de vantagens fiscais que não beneficiam a todos igualmente. A organização não governamental “Network Tax Justice” aponta lacunas na legislação fiscal alemã que permitem que os lucros provenientes do aumento dos preços imobiliários sejam isentos de impostos se os apartamentos privados forem revendidos após dez anos ou mais. Através de tais truques fiscais, os multimilionários do sector imobiliário podem poupar até 20% em impostos e contribuições para a segurança social, enquanto a Alemanha perde cerca de dez mil milhões de euros todos os anos.
O Ministério das Finanças sublinha, no entanto, que o sistema fiscal alemão é competitivo e justo e que não existem lacunas fiscais. Estas vantagens fiscais para a venda de imóveis após dez anos não constituem lacunas, mas prosseguem objetivos legítimos e beneficiam também os jovens que adquirem um imóvel e posteriormente o vendem com lucro. No entanto, Verena Örenbas, Diretora Geral Federal da Home Ownership Association, vê a realidade de forma diferente e explica que os jovens estão a ter dificuldades crescentes para entrar no mercado imobiliário devido aos elevados preços dos imóveis, à falta de capital próprio e ao aumento do custo de vida.
Ela enfatiza que, ao contrário dos bilionários imobiliários, os jovens não têm recursos para construir carteiras extensas e obter benefícios financeiros estratégicos a partir das suas participações imobiliárias. As vantagens financeiras para grandes empresas imobiliárias e investidores são significativamente maiores em comparação com os proprietários-ocupantes. A fim de promover a compra de habitação própria e limitar a exploração das regulamentações fiscais por grandes investidores, Örenbas defende a promoção da compra de imóveis para proprietários-ocupantes. Ela também sugere a redução dos custos adicionais de aquisição e a oferta de empréstimos, subsídios e incentivos fiscais mais baratos para facilitar o acesso dos jovens ao mercado imobiliário.