Inversão de tendência nas casas não renovadas: os preços voltam a subir

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A queda dos preços das casas não renovadas foi travada! Segundo análise da Jones Lang LaSalle, há uma tendência surpreendente no setor imobiliário. Saiba mais agora!

Der Preisverfall bei unsanierten Häusern wurde gestoppt! Laut Analyse von Jones Lang LaSalle zeigt sich ein überraschender Trend bei Immobilien. Jetzt mehr erfahren!
A queda dos preços das casas não renovadas foi travada! Segundo análise da Jones Lang LaSalle, há uma tendência surpreendente no setor imobiliário. Saiba mais agora!

Inversão de tendência nas casas não renovadas: os preços voltam a subir

A queda nos preços das casas não renovadas parece ter abrandado, como mostra uma análise da Jones Lang LaSalle (JLL). Os receios anteriores sobre os elevados custos da energia e a incerteza sobre as leis de aquecimento levaram a uma queda acentuada dos preços. Especialistas como Sören Gröbel, da JLL Alemanha, explicam que os custos das renovações que economizam energia são agora deduzidos quase diretamente do preço de compra. É de notar que os custos de construção estabilizaram e estão mesmo a diminuir ligeiramente em algumas áreas. Os custos de financiamento também estabilizaram após um aumento anterior, o que impediu, por enquanto, a descida dos preços.

As diferenças de preços dos edifícios de apartamentos com as melhores e piores classes de eficiência energética diminuíram. No primeiro trimestre de 2024, a diferença média de preços foi de 25,1 por cento face a 26,9 por cento no último trimestre de 2023. Além disso, a análise determinou também o desconto de preço para edifícios nas melhores classes de eficiência energética. O estudo mostra que a queda dos preços das casas não renovadas, que começou no segundo semestre de 2021, parou desde a primavera de 2023.

O maior foco no baixo consumo de energia dos imóveis por parte dos compradores se deve ao aumento dos preços da energia e à incerteza causada pelas novas exigências legais. Presume-se que as diferenças de preços entre os edifícios energeticamente eficientes e os edifícios mais antigos poderão aumentar. Podem ser observados descontos de preços mais elevados, especialmente em regiões rurais onde os custos de renovação energética podem não ser rentáveis ​​para os proprietários. Isto poderia levar a um alargamento ainda maior do fosso entre propriedades antigas e novas.