Herdar, doar ou vender (parcialmente) imóveis: vantagens e desvantagens após impostos e riscos
De acordo com um relatório do www.mdr.de, decidir o que fazer com uma propriedade à medida que envelhece é uma questão importante que preocupa muitas pessoas. Existem diversas opções, como herança, doação e venda (parcial) de um imóvel. Cada opção tem vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração. O imposto sucessório é devido quando um imóvel é herdado e o único responsável pelo pagamento do imposto é o herdeiro. Os custos notariais podem ser evitados porque o testamento não precisa ser autenticado. Contudo, existe o risco de a transferência ser revertida através de pedidos de parcela compulsória. No caso de doação, é devido o imposto sobre doações, que fica a cargo do doador e do adquirente...

Herdar, doar ou vender (parcialmente) imóveis: vantagens e desvantagens após impostos e riscos
De acordo com um relatório de www.mdr.de,
Decidir o que fazer com uma propriedade à medida que envelhecemos é uma questão importante que preocupa muitas pessoas. Existem diversas opções, como herança, doação e venda (parcial) de um imóvel. Cada opção tem vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração.
O imposto sucessório é devido quando um imóvel é herdado e o único responsável pelo pagamento do imposto é o herdeiro. Os custos notariais podem ser evitados porque o testamento não precisa ser autenticado. Contudo, existe o risco de a transferência ser revertida através de pedidos de parcela compulsória.
No caso de doação, é devido imposto sobre doações, que pode ser suportado pelo doador e pelo adquirente. O contrato de doação deve ser autenticado, o que acarreta custos adicionais. Existe a possibilidade de reversão da doação em determinadas circunstâncias.
Quando um imóvel é vendido (parcialmente), é devido o imposto de transmissão de imóveis, que pode ser suportado tanto pelo vendedor como pelo comprador. O contrato de compra deve ser autenticado em cartório, o que também acarreta custos adicionais. No entanto, não há possibilidade de cancelamento do contrato de compra.
O mercado imobiliário é influenciado por essas diferentes opções. Devido aos aspectos fiscais e financeiros, muitas pessoas podem estar inclinadas a doar ou vender parcialmente as suas propriedades durante a vida, a fim de poupar impostos ou obter dinheiro rapidamente. Isto poderia levar a uma mudança na oferta de imóveis no mercado, o que poderia, em última instância, impactar os preços.
É importante que os potenciais vendedores e compradores de casas avaliem cuidadosamente os prós e os contras das diferentes opções para tomar a melhor decisão para eles.
Leia o artigo fonte em www.mdr.de