Obrigações do proprietário: por que o inquilino tem palavra a dizer quando se trata de chaves do apartamento
De acordo com um relatório de www.merkur.de, ao contrário de algumas afirmações, não é legal para o proprietário não entregar todas as chaves do apartamento ao inquilino. O inquilino tem a palavra final. Quando um novo inquilino se muda, os proprietários muitas vezes querem manter uma chave ao entregá-las por razões de segurança, para que possam entrar no apartamento em caso de emergência. Isso parece totalmente plausível, mas legalmente o inquilino tem mais influência a este respeito, como explica Jutta Hartmann, da Associação Alemã de Inquilinos, ao chip.de. “O inquilino deve receber todas as chaves do apartamento que o proprietário possui.” O senhorio deve...

Obrigações do proprietário: por que o inquilino tem palavra a dizer quando se trata de chaves do apartamento
De acordo com um relatório de www.merkur.de,
Ao contrário de algumas afirmações, não é legal para o proprietário não entregar todas as chaves do apartamento ao inquilino. O inquilino tem a palavra final. Quando um novo inquilino se muda, os proprietários muitas vezes querem manter uma chave ao entregá-las por razões de segurança, para que possam entrar no apartamento em caso de emergência. Isso parece totalmente plausível, mas legalmente o inquilino tem mais influência a este respeito, como explica Jutta Hartmann, da Associação Alemã de Inquilinos, ao chip.de. “O inquilino deve receber todas as chaves do apartamento que o proprietário possui.”
O senhorio deve sempre obter a autorização do inquilino
A única exceção, claro, é se o inquilino permitir expressamente que o proprietário fique com a chave. No entanto, o portal de internet objego alerta os proprietários para não entrarem no apartamento do inquilino em hipótese alguma sem o seu conhecimento. Neste caso, o locador é culpado de invasão de propriedade, o que pode justificar a rescisão sem aviso prévio do inquilino.
O inquilino deve garantir o acesso ao apartamento em caso de emergência
Caso o inquilino tenha se trancado do lado de fora e não tenha deixado a chave reserva fora do apartamento, deverá arcar com os custos do serviço de serralheria. O mesmo se aplica se o inquilino infelizmente perdeu a chave e não consegue mais entrar no apartamento. Afinal, não é culpa do proprietário que a chave tenha sido perdida. Em princípio, é sempre aconselhável deixar a chave reserva com um amigo ou familiar que more perto do apartamento.
A obrigação do senhorio de entregar devidamente as chaves e os direitos do inquilino relativamente ao acesso ao apartamento arrendado têm impacto no mercado imobiliário. Os proprietários devem cumprir as leis aplicáveis e obter o consentimento dos inquilinos, o que fortalece a proteção dos inquilinos e pode aumentar a confiança no mercado imobiliário. Os inquilinos, por sua vez, devem assumir a sua responsabilidade no trato das chaves do apartamento, o que pode melhorar o relacionamento com os proprietários. No geral, seguir estas regras pode ajudar a criar um mercado imobiliário mais harmonioso e seguro.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de