Vonovia espera o fim da queda de preços - esperança de estabilização
Vonovia espera que a queda nos preços imobiliários acabe – preços estáveis à vista graças à recuperação das taxas de juros e à estratégia corporativa. Otimismo no mercado imobiliário alemão.

Vonovia espera o fim da queda de preços - esperança de estabilização
O maior grupo imobiliário da Alemanha, Vonovia, reportou um aumento dos lucros no primeiro trimestre de 2024, sugerindo que a descida dos preços imobiliários poderá em breve chegar ao fim. O CEO Rolf Buch anunciou que se perspectiva um regresso ao crescimento, uma vez que o valor da carteira imobiliária se manteve estável. No período de janeiro a março, a Vonovia obteve um lucro de 335,5 milhões de euros, que compara com um prejuízo de cerca de dois mil milhões de euros no ano anterior.
O lucro antes de impostos (EBT) ajustado nos negócios operacionais caiu 7,3%, para 416,5 milhões de euros, de janeiro a março. As rendas aumentaram 3,8 por cento, enquanto a empresa espera um Ebitda ajustado entre 2,55 e 2,65 mil milhões de euros para o exercício. A Vonovia estava otimista quanto ao crescimento orgânico dos aluguéis e aumentou as expectativas para 3,8 a 4,1 por cento.
Estimativas de especialistas da Associação Alemã de Bancos Pfandbrief (VdP) indicam que a esperada reviravolta nas taxas de juro do BCE poderá levar a uma estabilização dos preços dos imóveis residenciais no próximo ano. O presidente do VdP sublinhou que o setor imobiliário continua a enfrentar desafios porque a fase de correção ainda não foi concluída e o fundo ainda não foi atingido.
Para reduzir a dívida, a Vonovia decidiu recentemente vender cerca de 4.500 apartamentos em Berlim e um terreno a empresas municipais de habitação por um total de cerca de 700 milhões de euros. No total, a empresa prevê vendas este ano no valor de cerca de três mil milhões de euros. A Vonovia pretende manter o rácio da dívida entre 40 e 45 por cento e espera um aumento orgânico anual no valor de 3 mil milhões de euros a partir de 2025, graças à contínua elevada procura de apartamentos. Prevê-se que os investimentos na modernização aumentem.