Proibição de retirada de água no distrito do Lago de Constança: multas até 10.000 euros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A retirada de água está proibida no distrito do Lago de Constança até 15 de setembro, com multas que podem ir até 10 mil euros. Situação atual e exceções.

Proibição de retirada de água no distrito do Lago de Constança: multas até 10.000 euros!

No distrito do Lago de Constança, a proibição de captação de água superficial permanece em vigor até segunda-feira, 15 de setembro de 2025. Esta decisão foi anunciada recentemente pelo escritório distrital, que afirma que as reservas de água estão quase esgotadas. O bombeamento de rios, córregos, canais, lagoas e lagos ainda é proibido para manter os níveis naturais das águas.

A proibição afecta tanto o uso público como a irrigação de terras agrícolas. No entanto, existem excepções, como a extracção de água do Lago Constança e águas subterrâneas dentro dos limites aprovados, o abeberamento do gado e a recolha com embarcações manuais. O gabinete distrital apela também à população para que evite estas excepções, se possível.

Influência em esportes aquáticos e atividades de lazer

Os desportos aquáticos em corpos de água como o Schussen podem colocar uma pressão adicional sobre a natureza quando a água está baixa. Foi então feito um acordo com as empresas de aluguer de canoas: não se realizam passeios em tempos de escassez de água. Os remadores privados são convidados a deslocar-se para outras águas, a fim de reduzir o impacto nas águas afectadas.

Embora os níveis da água tenham recuperado brevemente devido às chuvas na segunda quinzena de Julho, agora diminuíram novamente. Isto leva à extensão da proibição de retirada de água, que foi realizada em coordenação com o distrito de Ravensburg. As violações da proibição podem resultar em multas de até 10.000 euros. Um possível levantamento antecipado da proibição poderá ocorrer se os níveis da água melhorarem de forma sustentável. Os pedidos de exceções podem ser apresentados à autoridade inferior de águas.

O decreto geral completo está disponível online no site Bodenseekreis.

Tecnologia como ferramenta para desenvolvedores criativos

Paralelamente à evolução no setor ambiental, também se registam progressos na área da tecnologia. Um exemplo notável é o MIT App Inventor. Este aplicativo, originalmente desenvolvido pelo Google e agora operado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), permite que iniciantes criem aplicativos para o sistema operacional Android. Uma interface gráfica de usuário que utiliza a funcionalidade de arrastar e soltar torna a programação acessível a muitos.

O MIT App Inventor foi disponibilizado pela primeira vez em 12 de julho de 2010 e lançado em 15 de dezembro do mesmo ano. A equipe de desenvolvedores, liderada por Hal Abelson e Mark Friedman, continuou a desenvolver o programa desde então. A primeira versão foi lançada pelo MIT em 2012 e desde então foi chamada de “MIT App Inventor 2”.

A plataforma é baseada em extensas pesquisas na área de educação em ciência da computação. Professores e desenvolvedores garantem que os usuários se beneficiem de formas inovadoras de transformar suas ideias em aplicativos funcionais. As aplicações possíveis vão desde jogos simples até ferramentas complexas para o dia a dia.