Projeto residencial LaRo5: solidariedade em Offenbach
Descubra como um projeto de casa solidária em Offenbach mostra novas formas de viver. Descubra como a casa LaRo5 combina flexibilidade do inquilino e liberdade do construtor. #HousingProject #Offenbach #Solidariedade #TenementsSyndicate

Projeto residencial LaRo5: solidariedade em Offenbach
Um projeto residencial inovador chamado LaRo5 em Offenbach-Bürgel criou uma nova abordagem de vida. O projeto combina a liberdade da casa própria com a flexibilidade das opções de aluguer, possibilitada por um sistema de financiamento dedicado e pelo envolvimento dos residentes. A casa, constituída por um edifício antigo com mais de cem anos e uma extensão moderna, encarna a ideia de convivência solidária, em que diferentes estilos de vida se unem harmoniosamente.
LaRo5 faz parte do Mietshäuser Syndikat, uma rede nacional de projetos de casas autônomas. Os residentes formaram uma GmbH, que é utilizada para todas as transações relacionadas com a casa. Uma combinação de empréstimos bancários e empréstimos diretos permitiu financiar todo o projeto de cerca de um milhão de euros sem que os membros do clube tivessem de contribuir pessoalmente com capital. Esta abordagem difere significativamente da vida cooperativa e cria flexibilidade para os residentes.
Os moradores de LaRo5 não apenas compartilham seu espaço de convivência, mas também sua vida cotidiana. Esta forma de vida comunitária exige responsabilidade, mas promove uma compreensão mais profunda uns dos outros e uma comunidade unida. Ainda é questionável se o LaRo5 pode servir de modelo para outros projetos residenciais na região. Os moradores veem os políticos como os principais responsáveis pelo combate ao déficit habitacional. No entanto, sublinha-se que a vida comunitária pode ser um local de retiro onde se podem ousar experiências e se podem adquirir experiências de interacção social. Os interessados têm a oportunidade de entrar em contato com o LaRo5, pois o projeto ainda está em busca de novos companheiros de quarto.