Escassez de habitação na Suíça: os especialistas prevêem o aumento dos custos de habitação e a densificação involuntária - analisa um especialista financeiro.
De acordo com um relatório da www.blick.ch, o mercado imobiliário suíço está a passar por uma mudança histórica. O excesso de oferta de habitação deu lugar a uma escassez aguda, que está a conduzir a um aumento acentuado dos custos de habitação e à árdua procura de alojamento. A densificação do espaço habitacional é inevitavelmente impulsionada pelo preço, uma vez que a oferta não acompanha o ritmo da procura. A situação atual representa um enorme desafio para quem procura um apartamento, pois tem que fazer compromissos em termos de espaço, qualidade de localização e densidade de ocupação devido à oferta limitada. Os autores do estudo enfatizam que não são construídos de 10.000 a 15.000 apartamentos todos os anos...

Escassez de habitação na Suíça: os especialistas prevêem o aumento dos custos de habitação e a densificação involuntária - analisa um especialista financeiro.
De acordo com um relatório de www.blick.ch, o mercado imobiliário suíço está passando por mudanças históricas. O excesso de oferta de habitação deu lugar a uma escassez aguda, que está a conduzir a um aumento acentuado dos custos de habitação e à árdua procura de alojamento. A densificação do espaço habitacional é inevitavelmente impulsionada pelo preço, uma vez que a oferta não acompanha o ritmo da procura. A situação atual representa um enorme desafio para quem procura um apartamento, pois tem que fazer compromissos em termos de espaço, qualidade de localização e densidade de ocupação devido à oferta limitada.
Os autores do estudo sublinham que 10.000 a 15.000 casas não são construídas todos os anos, o que leva a uma maior perda de prosperidade. Embora a nova lei de ordenamento do território se destinasse a promover a densificação, especialmente nas cidades, este processo está a ser significativamente retardado por objecções, regulamentação excessiva, acumulação de terrenos para construção e aumento dos preços da construção.
Os efeitos no mercado imobiliário são claramente visíveis. O aumento dos custos de habitação e a densificação involuntária do espaço habitacional significam que as pessoas são forçadas a agrupar-se em agregados familiares maiores e a utilizar menos espaço. Além disso, os preços dos imóveis residenciais ocupados pelos proprietários permaneceram estáveis, apesar da menor procura e de um ligeiro aumento do número de imóveis devolutos.
A oferta de casas continua limitada e os preços estabilizaram em grande parte, com algumas regiões a registarem mesmo ligeiras descidas de preços. O futuro do mercado interno é previsto como uma aterragem suave, com preços em declínio moderado a partir de 2024.
No geral, é claro que o atual desenvolvimento do mercado imobiliário traz consigo desafios consideráveis para quem procura um apartamento e para os proprietários. Resta saber como as medidas de promoção da construção de novas habitações e de regulação do mercado imobiliário irão afectar a situação nos próximos anos.
Leia o artigo fonte em www.blick.ch