Mercado imobiliário: uma em cada duas pessoas procura há mais de um ano
Descubra aqui quanto tempo leva para procurar um apartamento em Berlim e porque o mercado está tão tenso. Fatos e números sobre a situação imobiliária na capital.

Mercado imobiliário: uma em cada duas pessoas procura há mais de um ano
Encontrar um apartamento, tanto em Berlim como em todo o país, é um problema demorado para muitas pessoas. De acordo com um inquérito realizado pela Immoscout24, cerca de 54,4 por cento dos inquiridos procuram um novo local para viver há mais de um ano. Uma proporção significativa, nomeadamente 22,7 por cento, procura intensamente há mais de dois anos. Apesar deste longo período de pesquisa, 64,1% dos entrevistados disseram estar otimistas de que encontrariam a coisa certa este ano. Em contraste, 16,4 por cento daqueles que gostariam de se mudar num futuro próximo não têm esperança, de acordo com Immoscout24.
A diretora-gerente da Immoscout, Gesa Crockford, enfatiza a situação tensa do mercado e o aumento dos aluguéis como as principais razões para a longa procura por alojamento. Os custos crescentes associados à mudança estão a desanimar muitas pessoas e a criação de habitações novas e acessíveis continua a ser um desafio fundamental para o setor imobiliário nos próximos anos. Os dados mostram também que a procura de imóveis para arrendar está cada vez mais a deslocar-se das zonas urbanas para as zonas envolventes e mesmo para as regiões rurais. Desde 2019, registou-se um aumento de 38,1 por cento nas consultas de pesquisa em toda a Alemanha, embora as maiores cidades já tenham um elevado nível de procura e, portanto, registem um aumento mais lento.
Os resultados da pesquisa mostram também que motivos pessoais e familiares são os motivos mais comuns para a mudança, com 37,6 por cento. Cerca de 28% dos que procuram precisam de um apartamento maior, enquanto 13,5% pretendem reduzir o seu espaço habitacional. Para 7,8%, abandonar o apartamento atual é o gatilho para a mudança. No entanto, a maioria dos inquiridos vê os preços elevados como um obstáculo no caminho para uma nova casa - 48,1 por cento dizem que os preços elevados de aluguer ou de compra os desencorajam. Além disso, a maioria afirma que a oferta disponível não satisfaz as suas necessidades (21,8 por cento) e 36,8 por cento não quer mudar de bairro.
Curiosamente, os resultados da pesquisa também mostram que os alemães geralmente não gostam de se mudar. Apenas 6,6% dos inquiridos nunca se mudaram na vida, enquanto 15,6% mudaram-se pelo menos uma vez. Um número significativo (30,2 por cento) mudou-se duas a três vezes, e quase o mesmo número (27,9 por cento) mudou-se mais de cinco vezes nas suas vidas.