Satisfação no trabalho: os funcionários alemães estão muito comprometidos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba como será a satisfação e o engajamento no trabalho dos alemães em 2024 e quais fatores serão decisivos.

Satisfação no trabalho: os funcionários alemães estão muito comprometidos!

A satisfação e o comprometimento dos funcionários na Alemanha são um tema central nas pesquisas atuais sobre o mercado de trabalho. De acordo com uma análise do Instituto de Economia Alemã Os resultados do estudo Gallup mostram que 78 por cento dos trabalhadores na Alemanha apenas realizam o seu trabalho de acordo com as regras. De forma alarmante, 13% dos funcionários pediram demissão internamente, indicando uma insatisfação mais profunda.

No entanto, os índices de satisfação no trabalho permaneceram estáveis ​​desde a década de 1990, com uma média constante de cerca de 7 pontos numa escala de 0 a 10. Quase metade dos inquiridos num inquérito de 2022 afirmaram estar muito ou completamente satisfeitos com o seu trabalho, atribuindo-lhe uma pontuação de 8 a 10. Apenas um pouco mais de 3 por cento dos funcionários estão completamente insatisfeitos com o seu trabalho.

Compromisso em alto nível

Além disso, o inquérito aos colaboradores da IW de 2024 mostra um elevado nível de envolvimento ativo. O índice médio de engagement dos respondentes é de 16 pontos numa escala de 0 a 24. Dos 5.060 respondentes, cerca de 2.000 alcançaram mais de 16 pontos, e 30 colaboradores alcançaram o valor máximo de 24 pontos. É de salientar que quase 90 por cento dos participantes acreditam que fazem um bom trabalho, enquanto quase 57 por cento afirmam estar (quase) sempre entusiasmados com o seu trabalho.

Além disso, 53% dos funcionários geralmente se sentem cheios de energia no trabalho. Este nível de comprometimento acima da média significa que esses funcionários avaliam como baixa a probabilidade de mudar de emprego nos próximos dois anos. Apesar de um coeficiente de flutuação de cerca de 30 na Alemanha, o que significa que um em cada três empregos muda todos os anos, a flutuação é particularmente menor na administração pública, com pouco menos de 14 anos, e em muitas indústrias de transformação, como os sectores metalúrgico e eléctrico, com 16 anos.

Desafios e oportunidades

O tempo médio de serviço na Alemanha será de cerca de 11 anos em 2022, o que só foi reduzido em 0,4 anos desde 2012. Para quem tem mais de 50 anos, o tempo médio de serviço é de 17 anos. No entanto, esta estabilidade poderá ser afectada pela crise económica em curso, o que poderá afectar negativamente a satisfação no trabalho.

O Estudo Gallup, realizado anualmente desde 2001, examina não só a satisfação dos colaboradores, mas também a ligação emocional, o comprometimento e a motivação dos colaboradores. O índice de engajamento é baseado em doze perguntas sobre local de trabalho e meio ambiente, que foram coletadas como parte de uma pesquisa representativa de 1.700 funcionários com 18 anos ou mais selecionados aleatoriamente entre 18 de novembro e 20 de dezembro de 2024.

Os resultados ilustram a necessidade de envolver ativamente os colaboradores nas mudanças necessárias nas empresas. Os sistemas de gestão de desempenho das empresas que recompensam o bom trabalho e a motivação também desempenham um papel crucial no aumento do envolvimento dos funcionários e deverão receber maior atenção no futuro.