Futuro do setor imobiliário de Homberg em perigo: Schoofs insolvente!
A Schoofs Immobilien GmbH de Neu-Isenburg está insolvente. Incerteza sobre o futuro de suas propriedades em Homberg.
Futuro do setor imobiliário de Homberg em perigo: Schoofs insolvente!
A Schoofs Immobilien GmbH de Neu-Isenburg entrou com pedido de falência, o que traz consigo uma incerteza considerável para as propriedades em Homberg. A vila na Kasseler Straße e o sítio Weckesser na Ziegenhainer Straße são particularmente afetados. A villa, adquirida em 2020 por um valor de sete dígitos, destinava-se originalmente à renovação e demolição do antigo casino. Já o sítio Weckesser abriga o museu do corpo de bombeiros e também faz parte do portfólio de Schoofs. Atualmente não está claro se essas propriedades serão retidas ou vendidas no futuro.
A falência foi apresentada em regime de autoadministração em fevereiro de 2024, seguida de um processo oficial iniciado em maio de 2024. As razões da falência são diversas: crises geopolíticas, aumentos das taxas de juro e aumento dos custos de construção estão a colocar pressão sobre todo o setor imobiliário. Alto hna.de Doreen Vasicek, porta-voz da empresa, disse que eles continuam a ter esperança de resgate e estão examinando várias ofertas. Contudo, permanece a questão de saber se os activos recentemente criados são suficientes para cobrir as dívidas existentes. Um anúncio de insolvência de novembro de 2024 indica gargalos financeiros.
Desafios e insights atuais
A Schoofs Immobilien é especializada no planejamento e construção de parques comerciais, bem como de edifícios residenciais e comerciais. No entanto, a empresa está sob pressão devido a dívidas de milhões de dólares e negociações fracassadas com investidores. Um centro de saúde planeado em Langenselbold foi um dos investimentos onerosos que resultou no problema da insolvência.
De acordo com informações de fr.de Cerca de 90 funcionários tiveram que solicitar dinheiro de insolvência devido ao pedido de falência. O diretor administrativo Mohamed Younis explicou que eram necessárias medidas urgentes para reestruturar a empresa, a fim de sobreviver na situação tensa do mercado. Em 2023, o setor imobiliário registou um aumento significativo de falências, indicando a situação precária do setor.
Perspectivas e possíveis consequências
O desenvolvimento dos próximos meses será crucial para o futuro da Schoofs Immobilien GmbH e das propriedades associadas em Homberg. As discussões avançadas com um potencial investidor mostraram um vislumbre de esperança no resgate da empresa, mas a situação geral permanece tensa. Se a situação no mercado imobiliário não melhorar rapidamente e as encomendas de construção não aumentarem, há que temer novas falências, o que poderá levar a despedimentos no setor.