62 milhões de euros para o serviço de saúde de Baden: começou a modernização!
Baden-Württemberg está a investir 62 milhões de euros no serviço de saúde pública para torná-lo moderno e preparado para o futuro.
62 milhões de euros para o serviço de saúde de Baden: começou a modernização!
Em 2 de julho de 2025, o Conselho de Ministros de Baden-Württemberg decidiu disponibilizar 62 milhões de euros para o serviço público de saúde (ÖGD). Este é um passo importante para a modernização e o fortalecimento futuro da ÖGD. O Ministro da Saúde, Manne Lucha, enfatiza a urgência de promover de forma sustentável o ÖGD, a fim de torná-lo preparado para o futuro.
Foi lançada uma gama diversificada de medidas para tornar a ÖGD mais atrativa e aumentar a sua capacidade de ação. Os temas centrais incluem: formação, educação e formação contínua, gestão de crises e protecção da saúde, bem como promoção e prevenção da saúde. Estas áreas destinam-se não só a melhorar a resposta aos desafios actuais, mas também a colocar uma maior ênfase em abordagens preventivas.
Financiamento das medidas
O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO disponibiliza os seguintes valores para ações específicas:
- Aus-, Fort- und Weiterbildung: 13,8 Millionen Euro
- Krisenbewältigung und Gesundheitsschutz: 19 Millionen Euro
- Gesundheitsförderung und Prävention: 14 Millionen Euro
- Digitalisierung: 4,7 Millionen Euro
- Personalentwicklung: 400.000 Euro
São criados institutos de saúde pública e são disponibilizados orçamentos de investigação para formação, ensino e formação contínua. Além disso, as autoridades de saúde estão envolvidas em projetos de ensino e investigação, são oferecidas medidas de formação adicionais sobre resiliência a crises e são realizadas medidas de publicidade digital.
Gestão de crises e digitalização
Os recursos para a gestão de crises e a protecção da saúde devem ser utilizados para gerir crises biológicas, bem como para lidar com as consequências das alterações climáticas e prevenir infecções. Além disso, serão disponibilizados 14 milhões de euros para projetos de promoção da saúde como “Cidade Saudável/Comunidade Saudável”.
Um elemento crucial da modernização é a digitalização do ÖGD. Para isso estão previstos 4,7 milhões de euros, a fim de otimizar a oferta de formação e formação contínua aos colaboradores. Além disso, 400.000 euros serão canalizados para o desenvolvimento de pessoal, a fim de aumentar a atratividade do ÖGD e oferecer formação adicional num contexto de crise.
Desde a introdução do pacto para a ÖGD, foram criados cerca de 700 cargos adicionais, começou a ofensiva de digitalização e foi criado um ano prático para estudantes de medicina na ÖGD. Toda a iniciativa visa melhorar significativamente os recursos humanos e digitais das autoridades de saúde.
O governo federal disponibiliza um total de quatro mil milhões de euros para apoiar estas medidas abrangentes. Para mais informações sobre a digitalização do ÖGD, os interessados podem: aqui leia.