A indústria agrícola está em expansão: Novos padrões e investimentos para o futuro!
Saiba como o investimento no setor agrícola entre 2021 e 2025 impulsionará a criação de valor e a inovação no Vietname.
A indústria agrícola está em expansão: Novos padrões e investimentos para o futuro!
Progressos notáveis foram feitos no sector agrícola do Vietname nos últimos anos. Particularmente entre 2021 e 2025, o sector concentrar-se-á no desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas, o que resultará numa ligação mais forte entre a produção e a comercialização. Vietnã.vn relata que a produção de mudas e plantas ornamentais tem sido impulsionada em estreita colaboração com as cooperativas. Existem atualmente 89 grupos cooperativos (THT) e 82 cooperativas (HTX) ativos, trabalhando com 4 grupos afiliados na cadeia de valor de produtos agrícolas essenciais.
Entre os produtos mais importantes estão cocos, toranjas, rambutans, longans, durians, mangas, camarões e gado como porcos e vacas. A nova estratégia visa transferir a agricultura da produção em pequena escala para uma ligação horizontal e vertical, para que a eficiência e a rentabilidade possam ser aumentadas. A introdução de normas de produção limpas e seguras, certificações geográficas e rastreabilidade é de importância central.
Áreas e áreas de cultivo
A área total de cultivo na província é de 26.905,7 hectares, onde a produção é realizada de acordo com padrões orgânicos, GAP e equivalentes. Atualmente, existem 32 códigos de área de cultivo nacional, cobrindo 814,75 hectares, e também estão registradas 206 áreas de cultivo para exportação, cobrindo 349 códigos e 9.613,07 hectares. Particularmente digna de nota é a conversão de muitas espécies de árvores frutíferas para cultivo especializado com alto valor económico para exportação.
Além disso, foram emitidos 34 códigos de facilidade de embalagem para 16 empresas que exportam seus produtos para mercados como EUA, Nova Zelândia, Europa, China e Tailândia. Estas medidas fazem parte de uma estratégia abrangente para promover a competitividade dos produtos agrícolas vietnamitas no mercado internacional.
Inovações na carcinicultura
Outro foco está no desenvolvimento positivo da economia marinha, particularmente na carcinicultura. Abordagens modernas na área de alta tecnologia são cruciais aqui. Até o final de 2025, uma área de 4,1 mil hectares será destinada à carcinicultura de alta tecnologia, o que representa 102,5% do plano original. A rastreabilidade dos produtos do camarão é assegurada através da emissão de códigos de registo a 2.382 explorações agrícolas, numa área de 2.785 hectares.
Um aspecto inovador é a utilização da “aplicação da plataforma Map4D GIS”, que permite a digitalização e gestão da carcinicultura de alta tecnologia na província de Ben Tre. Estas tecnologias modernas oferecem perspectivas promissoras para o futuro da agricultura no Vietname.
Desafios e perspectivas
Mas apesar destes desenvolvimentos positivos, também existem desafios. A intrusão de água salgada desde o início de 2021, bem como o impacto negativo da pandemia da COVID-19, colocaram um pesado fardo no sector agrícola. As doenças que afectam as culturas e o gado representam outro risco, como o verme do coco. No entanto, a agricultura vietnamita permanece optimista e continua a concentrar-se no fortalecimento das cooperativas e na promoção de práticas sustentáveis.
Globalmente, é claro que o compromisso com métodos agrícolas inovadores e o estabelecimento de cadeias de valor estáveis constituem a base para o crescimento futuro da indústria agrícola do Vietname. Uma visão holística de todos os aspectos, desde a produção até a comercialização, é essencial para garantir o sucesso e a estabilidade a longo prazo. De Gruyter fornece mais informações sobre o papel do agronegócio e das cooperativas nesta indústria em rápida mudança.