Mistura de ações e títulos: retornos promissores para os investidores – um olhar para o futuro.
De acordo com um relatório da www.capital.de, os analistas calcularam quais os retornos que os investidores podem esperar num período de dez anos se combinarem ações e obrigações. No ano passado, muitos investidores estavam preocupados com a possibilidade de a inflação desgastar os seus rendimentos de investimento. A combinação de ações e obrigações não pareceu proporcionar compensação, com ambas as classes de ativos a registarem perdas no ano passado. Mas agora a situação mudou. Os analistas prevêem retornos significativamente melhores para carteiras mistas nos próximos anos, especialmente para a carteira clássica 60-40. Esta carteira, composta por 60% de ações e 40% de títulos, poderia aumentar o capital dos investidores em apenas 13 anos...

Mistura de ações e títulos: retornos promissores para os investidores – um olhar para o futuro.
De acordo com um relatório da www.capital.de, os analistas calcularam quais os retornos que os investidores podem esperar num período de dez anos se combinarem ações e obrigações. No ano passado, muitos investidores estavam preocupados com a possibilidade de a inflação desgastar os seus rendimentos de investimento. A combinação de ações e obrigações não pareceu proporcionar compensação, com ambas as classes de ativos a registarem perdas no ano passado. Mas agora a situação mudou. Os analistas prevêem retornos significativamente melhores para carteiras mistas nos próximos anos, especialmente para a carteira clássica 60-40. Esta carteira, composta por 60% de ações e 40% de obrigações, poderá duplicar o capital dos investidores em apenas 13 anos.
Além dos preços das ações, os aumentos das taxas de juro por parte dos bancos centrais também contribuíram para que as obrigações voltassem a ser atrativas. Embora demore algum tempo para que os cupões das obrigações recentemente emitidas aumentem, os aumentos das taxas de juro já estão a ter impacto nas obrigações mais antigas. Os preços destas obrigações caíram, o que por sua vez conduz a rendimentos mais elevados. Os investidores que compram esses títulos a preços baixos e os mantêm até o vencimento podem receber juros de cupom além do valor de face, o que pode levar a um retorno atraente.
Os estrategistas de investimento do JP Morgan analisaram várias carteiras mistas, incluindo a carteira clássica 60-40, uma carteira defensiva, uma carteira equilibrada e uma carteira ofensiva. Todas as carteiras têm potencial para compensar a inflação e gerar retornos positivos. A grande vantagem desses portfólios é que eles são fáceis de recriar.
As perspectivas para carteiras mistas de acções e obrigações são, portanto, promissoras. No entanto, os investidores devem ter em atenção que os retornos e o desempenho do mercado nunca são garantidos e dependem de vários factores. É aconselhável desenvolver uma estratégia de investimento sólida e informar-se regularmente sobre a evolução do mercado.
Fonte: De acordo com um relatório de www.capital.de
Leia o artigo fonte em www.capital.de