Mercados de ações em alta: quão sustentável é o rali de Natal? As incertezas sobre a economia global e as taxas de juro permanecem.
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, os mercados bolsistas estão a registar uma forte recuperação, com os investidores a esperarem uma chamada recuperação de Natal ou de fim de ano. A esperança assenta no aumento da vontade de gastar dos consumidores, despertada pelas promoções e descontos durante a Black Friday, bem como na evolução positiva das bolsas desde o início do ano. Mas os especialistas alertam contra a dependência exclusiva de uma “recuperação de Natal”, uma vez que a evolução do mercado bolsista continua a ser caracterizada pela incerteza. Segundo Björn Eberhardt, chefe do escritório de investimentos do Luzerner Kantonalbank, não há evidências claras de que a Black Friday ou os setores que dela beneficiam estejam impulsionando os mercados de ações no final do ano. …

Mercados de ações em alta: quão sustentável é o rali de Natal? As incertezas sobre a economia global e as taxas de juro permanecem.
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, os mercados bolsistas estão a registar uma forte recuperação, com os investidores a esperarem uma chamada recuperação de Natal ou de fim de ano. A esperança assenta no aumento da vontade de gastar dos consumidores, despertada pelas promoções e descontos durante a Black Friday, bem como na evolução positiva das bolsas desde o início do ano. Mas os especialistas alertam contra a dependência exclusiva de uma “recuperação de Natal”, uma vez que a evolução do mercado bolsista continua a ser caracterizada pela incerteza.
Segundo Björn Eberhardt, chefe do escritório de investimentos do Luzerner Kantonalbank, não há evidências claras de que a Black Friday ou os setores que dela beneficiam estejam impulsionando os mercados de ações no final do ano. Além disso, existe a possibilidade de a recuperação já ter terminado, à medida que as avaliações das ações se tornam menos atrativas e os investidores podem mudar para obrigações.
A evolução positiva no mercado bolsista tem sido até agora impulsionada principalmente por algumas ações fortes, enquanto as ações de segunda linha e as ações conservadoras estão a lutar para melhorar o seu desempenho. O mercado de ações suíço, em particular, está atrasado, devido a uma série de problemas em pesos pesados como a Nestlé e a Roche, bem como o franco forte.
Especialistas como Daniel Kalt, economista-chefe e chefe de investimentos do UBS na Suíça, recomendam a transferência de dinheiro para obrigações numa carteira equilibrada, uma vez que estas poderiam cumprir novamente o seu propósito de diversificação em caso de recessão. Também faz sentido concentrar-se em ações de qualidade – especialmente empresas com poucas dívidas e um elevado retorno sobre o capital. Isto fala novamente das grandes ações tecnológicas americanas, que se revelaram resilientes.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, parece importante que os investidores ajustem as suas carteiras em conformidade e não dependam apenas de uma recuperação no Natal, uma vez que continuam a existir incertezas nos mercados bolsistas.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch